Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Workshop gratuito ensina operação técnica de luz em cena

Contemplada pelo Edital de Emergência Cultural Aldir Blanc, a ação está prevista para o dia 12 de março no Auditório Carlos Jardim. O técnico de iluminação Ivan Felicidade e o iluminador Giba de Oliveira promovem no dia 12 de março um workshop sobre operação técnica de luz. A ação gratuita será no Auditório Carlos jardim, […]

Publicado em 25/02/2022 às 08:00


Contemplada pelo Edital de Emergência Cultural Aldir Blanc, a ação está prevista para o dia 12 de março no Auditório Carlos Jardim.

O técnico de iluminação Ivan Felicidade e o iluminador Giba de Oliveira promovem no dia 12 de março um workshop sobre operação técnica de luz. A ação gratuita será no Auditório Carlos jardim, no prédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). O Workshop “Iluminando a Cena” é voltado a todo público maior de 14 anos interessado em compreender noções básicas da iluminação para a cena.

A inscrição para o workshop é gratuita e será oferecida certificação de 4h/aula. O projeto é viabilizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Nº 14.017/2020). “Identificar e compreender a parte técnica da iluminação cênica, equipamentos, montagem etc., é parte importante do processo para quem pretende criar, produzir ou integrar equipe de shows e espetáculos. E é exatamente levar ao participante a conhecer essas ferramentas técnicas que pretende o workshop”, explica Ivan Felicidade.

Todas as ações seguirão os protocolos sanitários vigentes, devido à pandemia de Covid-19. Será necessário apresentar comprovante de vacinação no link da inscrição.

Saiba mais

Workshop “Iluminando a Cena”

Data: 12 de março

Horário: das 14h às 18h, presencial

Local: Auditório Carlos Jardim, Secretaria Municipal de Cultura (Rua XV de Novembro, 161, Centro).

Inscrições: pelo link https://forms.gle/w7gVh4xYG7UJsUhSA

Classificação indicativa: a partir de 14 anos

Oficinantes

Ivan Felicidade – Técnico de iluminação cênica com mais de 30 anos de experiência já tendo atuado em vários estados, mas em especial em Santa Catarina e na cidade de Blumenau onde reside desde os anos 1980. Em Blumenau, já atuou em grandes eventos como Oktoberfest e Festfolk. Trabalhou para o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub) em todas as edições entre 1987 a 2018, já tendo inclusive recebido uma menção honrosa do evento por sua atuação. Ainda em Blumenau atuou como técnico de iluminação em sete edições do Festival de Hip Hop Black Cat, em 21 edições do Festival Nacional de Teatro Infantil (Fenatib) e entre 1988 e 2015 atuou como técnico de iluminação em eventos do Teatro Carlos Gomes das escolas de teatro, música e dança. No âmbito estadual, destaca-se a atuação como técnico de iluminação para o Festival de Dança de Joinville, em 4 edições, e também em quatro edições do Festival Isnard Azevedo de Florianópolis, em 18 edições do Festival de Dança da Academia Sommer de Brusque, em sete edições do Festival de Dança de Salete entre outras. No âmbito nacional, já trabalhou para grandes shows como da Banda Cavalinho, Elba Ramalho, Oswaldo Montenegro, Olodum e Caetano Veloso. Participou ainda como técnico de iluminação no Festival Latino Americano de Buenos Aires, na Argentina

Giba de Oliveira – Giba de Oliveira (Gilberto Francisco de Oliveira) nasceu em Blumenau em 6 de março de 1967, onde iniciou suas atividades artísticas. Diretor, ator, dramaturgo e iluminador de formação autodidata e empírico, trabalha no meio artístico teatral desde 1987. Foi também instrutor de artes cênicas no Sesi/SC, na então Fundação Cultural de Blumenau, Fundação Indaialense de Cultura, Fundação Cultural de Rio do Sul e S.D.M. Teatro Carlos Gomes em Blumenau, pelo NuTE (Núcleo de Teatro e Escola). Foi instrutor nos cursos de Eletricista e Iluminador para a Indústria de TV e Cinema no Senai da cidade do Rio de Janeiro (RJ) onde morou por 15 anos, até 2015. Atualmente ministra cursos de teatro na Secretaria Municipal de Cultura e no Centro Cultural 25 de Julho, além de ser o Light Designer da Cia. Master Ballet desde 2016, ambos em Blumenau. Como diretor, fez diversos trabalhos. Fundou a Cia. Arteatroz onde atuou nos estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro, tendo conquistado prêmios como diretor, autor e ator. Na área da iluminação também tem tido uma atuação muito constante. Foi assistente do Ligth Designer Renato Machado por 10 anos, montando, coordenando e operando luzes de diversos espetáculos. Foi durante esta época que conquistaram dois prêmios Shell (“Tereza de Ávila”, com Rita Elmor; e “Filme Noir”, com a Cia. Pequod do Rio de Janeiro/RJ). Também fez trabalhos com outros iluminadores importantes como Aurélio di Simoni, Paulo Denizot, Ana Kutner, Djalma Amaral e Binho Schaeffer. Participou de cinco palcos giratórios realizados pelo Sesc, fazendo turnês por todo Brasil. Participou de turnês com vários artistas e grupos de renome nacional através da Caravana da Funarte, Sesi Bonecos do Brasil e outros. Fora do Brasil participou de diversos Festivais de Dança pela Europa: Alemanha, França, Espanha, Itália, Bélgica e Finlândia com a Companhia de Dança de Rua de Niterói (GRN). Também na Alemanha trabalhou na Ópera Kseni, de Jocy de Oliveira, e na Espanha com o espetáculo de teatro “Filme Noir” com a Cia. Pequod de teatro de animação.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Foto Divulgação.