Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos
  • Eventos

Você quer fazer TEATRO? A Carona Escola de Teatro, com sede no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau-SC, oferece Curso Livre de Teatro com o tema: PROVOCADORES DO TEATRO BRASILEIRO.

As aulas iniciam dia 07/03/16, mas as inscrições já se encontram abertas. ONDE: Teatro Carlos Gomes, Rua XV de Novembro, 1181 – Blumenau. CONTATOS: 47 3340-2317 – carona@ciacarona.com.br – www.ciacarona.com.br

Publicado em 11/02/2016 às 12:03


CARONA TEM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DE TEATRO COM O TEMA: PROVOCADORES DO TEATRO BRASILEIRO
Olá!
Nossas inscrições continuam abertas para o curso regular na Carona Escola de Teatro!
Estamos Atendendo em horário normal, de segunda a sexta, das 13h ás 18h, em nossa sede no Teatro Carlos Gomes.

Vale lembrar também que a inscrição agora é totalmente online. Fácil fácil!
Dê uma espiada nos links e garanta sua vaga na turma de sua preferência antes que esgotem as vagas.

Incrição para menores de idade:
https://goo.gl/7LlL4S

Inscrição para maiores de idade:
https://goo.gl/ARIoZ0

Logo logo teremos novidades sobre o tema do curso deste ano que é
PROVOCADORES DO TEATRO BRASILEIRO!

Esperamos por vocês!

beijos e abraços de todos da Cia Carona de Teatro

curso teatro

BLUMENAU – A Carona Escola de Teatro, com sede no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau-SC, oferece Curso Livre de Teatro com o tema: PROVOCADORES DO TEATRO BRASILEIRO. As aulas iniciam dia 07/03/16, mas as inscrições já se encontram abertas.

 

O ato teatral é também um ato comunicativo, onde o público deve apreender o sentido daquilo que o ator está mostrando, ou melhor, vivendo. Acreditamos que seja o corpo do ator, o lugar onde esse sentido se manifesta, atravessa o espaço e chega ao olhar do espectador.

É precisamente nesse “caminho do sentido” que o ator encontra seu terreno de trabalho, é nele que a Cia Carona há 20 anos trabalha e é também onde seus integrantes encontram uma possibilidade de ensino da arte de representar.

 

Da mesma maneira que a um poeta cabe dominar o idioma e a gramática para que possa escrever seus poemas, dando sentido às palavras, ao ator cabe a tarefa de dominar seu corpo para dar sentido às suas ações. Sem esse domínio o ator se perde em ações imprecisas e sem vida, borrando o sentido e esvaziando o interesse do espectador. Por mais que ele tenha “o que” expressar ele não sabe “como” expressar. Esse “como” é sua técnica, e tratando-se do trabalho do ator, tratamos de técnicas corpóreas.

 

Em relação ao ator iniciante, acreditamos que a primeira providência seja desenvolver o domínio do próprio corpo e de suas potencialidades expressivas, para que, passo a passo, ele aprenda a coadunar técnica e criatividade. A primeira para que ele não se perca no caos de suas ações arbitrárias e ilegíveis e a segunda para que sua arte não se esvazie num mecanicismo estéril.

 

É justamente nesse eixo técnica/criatividade que está apoiada a proposta pedagógica da Carona Escola de Teatro.

 

Para o ator, doar-se é tudo.

Mas para doar-se é preciso antes

possuir-se

(Jacques Copeau)

 

A Carona Escola de Teatro foi criada em 2004 tendo sua sede no Teatro Carlos Gomes, Blumenau/SC, onde conta com uma secretaria, duas salas de aula (sendo uma delas climatizada), vestiários e uma sala de apoio.

A secretaria da escola está aberta para atendimento externo de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

As aulas são ministradas de segunda à quinta, nos períodos vespertino e noturno. O curso é anual, com uma aula semanal de 150 minutos de duração, totalizando 100 horas.

 

Oferece o Curso Livre de Teatro para crianças a partir de 07 anos de idade, adolescentes (a partir de 13 anos), jovens e adultos (estes a partir dos 18 anos e sem limite de idade) e o Curso de Clown (Técnica de Palhaço) para adolescentes, jovens e adultos.

 

O corpo docente conta com professores qualificados, com curso superior na área teatral e ampla experiência em festivais, oficinas, intercâmbios e trabalhos nos âmbitos nacional e internacional. Seus professores atuam constantemente no mercado profissional através da Cia Carona de Teatro, cuja fundação data o ano de 1995. São 20 anos de acúmulos teóricos e práticos de uma companhia teatral estável, cambiados em aulas com os alunos.

 

Anualmente, direção e professores reúnem-se para definir o Tema que norteará os estudos e a criação dos espetáculos que, ao final do ano, serão apresentados ao público no Teatro Carlos Gomes.

Para este ano de 2016 o tema escolhido foi “PROVOCADORES DO TEATRO BRASILEIRO”.

 

“Em tempos onde a regra geral é emitir opiniões em redes sociais, sobre todo e qualquer assunto, ou simplesmente registrar suas ações cotidianas em muitas mídias, como se isso interessasse ao mundo… enfim, parece-nos fundamental debruçarmo-nos sobre provocadores afim de, no mínimo, rever alguns velhos conceitos, sacudir a poeira que cobre o livre pensar, questionar tabus, quebrar paradigmas e preconceitos, lançar luz no obscuro comportamento tradicional e ultrapassado mas, em muito casos, ainda vigente”, diz Pépe Sedrez, diretor da Carona.

 

Apenas à titulo de citação, alguns dos provocadores do teatro brasileiro são: Nelson Rodrigues, Qorpo Santo, Augusto Boal, Plínio Marcos, Oswald de Andrade, Antonio Abujamra, José Celso Martinez Correa, Antunes Filho, Gerald Thomas.

 

“A ideia é, a partir deste grande tema, mergulhar no universo transgressor destas mentes privilegiadas que, com seu inconformismo, suscita novos olhares, novos sentires, novos pensares acerca das relações humanas”, completa o diretor da Escola.

 

 

SERVIÇO:

O QUE: CURSO DA CARONA ESCOLA DE TEATRO

QUANDO: as aulas iniciam dia 07/03/16, inscrições já estão abertas.

ONDE: Teatro Carlos Gomes, Rua XV de Novembro, 1181 – Blumenau.

CONTATOS: 47 3340-2317 – carona@ciacarona.com.br –            www.ciacarona.com.br