Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Vigilância Sanitária alerta sobre serviço de dedetização. Empresas que prestam esse tipo de serviço devem possuir Alvará Sanitário.

A Vigilância Sanitária de Blumenau, por meio do setor de Fiscalização Sanitária de Saneamento Ambiental e Zoonoses, alerta a população sobre a importância de, ao contratar o serviço de desinsetização e desratização, exigir que a empresa prestadora do serviço apresente cópia do Alvará Sanitário atualizado. A autenticidade do documento pode ser confirmada no site da […]

Publicado em 28/02/2020 às 02:32


A Vigilância Sanitária de Blumenau, por meio do setor de Fiscalização Sanitária de Saneamento Ambiental e Zoonoses, alerta a população sobre a importância de, ao contratar o serviço de desinsetização e desratização, exigir que a empresa prestadora do serviço apresente cópia do Alvará Sanitário atualizado. A autenticidade do documento pode ser confirmada no site da Prefeitura de Blumenau.

Segundo a equipe do órgão, existem empresas que estão oferecendo esses serviços de forma irregular, sem o licenciamento sanitário, o que pode oferecer riscos aos trabalhadores e à população.

O coordenador de Fiscalização de Saneamento e Zoonoses da Vigilância Sanitária, Marcelo Roepcke, alerta para os riscos. “Esse tipo de situação expõe as pessoas que freqüentam o ambiente e oferecem risco aos trabalhadores que manuseiam os produtos químicos sem as técnicas adequadas e muitas vezes sem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios. O que reduz a segurança e eficácia da aplicação”, explica.

A Vigilância Sanitária de Blumenau é responsável por emitir o Alvará Sanitário, documento que atesta que a empresa prestadora do serviço de dedetização utiliza produtos que estão de acordo com as normas de segurança e que são manipulados por profissionais qualificados.

Confirme a autenticidade do Alvará
A autenticidade do documento apresentado pelas empresas pode ser confirmada no site da Prefeitura de Blumenau, através do QRCode ou do link que consta no Alvará Sanitário emitido pela Vigilância Sanitária de Blumenau. Basta apontar a câmera do smartphone para o QRCode que abrirá uma página no site da prefeitura com o respectivo Alvará em formado pdf. O código de autenticação deve ser idêntico ao da cópia apresentada pela empresa.

Fonte: Prefeitura de Blumenau.