Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Notícias Antigas

Vem novidade por ai…Novo dispositivo de segurança para pedestres é instalado em Blumenau na Rua dos Caçadores no bairro da Velha. Sistema conta com leds nos tachões que acendem quando o pedestre se aproxima da faixa para alertar motoristas.

Vem novidade por ai…Novo dispositivo de segurança para pedestres é instalado em Blumenau na Rua dos Caçadores no bairro da Velha. Sistema conta com leds nos tachões que acendem quando o pedestre se aproxima da faixa para alertar motoristas. Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)  Entrou em funcionamento nesta sexta-feira, dia 11, na rua […]

Publicado em 12/12/2015 às 01:18


Vem novidade por ai…Novo dispositivo de segurança para pedestres é instalado em Blumenau na Rua dos Caçadores no bairro da Velha.
Sistema conta com leds nos tachões que acendem quando o pedestre se aproxima da faixa para alertar motoristas.

Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 

Entrou em funcionamento nesta sexta-feira, dia 11, na rua Dos Caçadores, bairro Velha, um sistema que alerta os motoristas sobre a presença de pedestres na faixa de segurança para realizar a travessia. O equipamento, chamado de pisca faixa, está instalado em frente à 43 Gráfica e Editora, e consiste em sinais luminosos implantados nos tachões existentes no centro da via que piscam assim que o pedestre se aproxima da faixa.
O sistema possui um pedestal sobre cada lado da calçada que detecta a presença do pedestre e automaticamente aciona os sinais luminosos (led). O objetivo é incentivar o motorista a dar a passagem ao pedestre. As luzes piscam durante o tempo em que o pedestre atravessa a faixa. Entretanto, o pedestre só deve atravessar a via quando os veículos estiverem totalmente parados.
O pisca faixa foi adquirido e instalado pela 43 Gráfica e Editora, com o apoio da Prefeitura de Blumenau, e ficará em fase de testes por 90 dias. Esse período servirá para fazer ajustes no sistema, como, por exemplo, no tempo de travessia do pedestre, bem como para avaliar se os motoristas se adaptam a novidade. O sistema foi desenvolvido por uma empresa blumenauense incubada no Instituto Gene. No início da tarde desta sexta-feira, a Escola Pública de Trânsito do Seterb esteve no local orientando motoristas e pedestres sobre o funcionamento do sistema. 
Assessora de comunicação: Juliana Damian Silva

Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 
 Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)