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Veja as mudanças no trânsito da região central de Blumenau na Alameda Rio Branco e Rua Nereu Ramos e transversais.

A Alameda agora é três vias sentido bairro para o centro e a Rua Nereu Ramos agora segue em duas pistas do centro para o bairro sentido Hermann Huscher.

Publicado em 31/01/2016 às 09:34


Veja as mudanças no trânsito da região central de Blumenau na Alameda Rio Branco e Rua Nereu Ramos e transversais. A Alameda agora é três vias sentido bairro para o centro e a Rua Nereu Ramos agora segue em duas pistas do centro para o bairro sentido Hermann Huscher.

Veja como vai ficar as ruas, os ônibus e as sinaleiras:

 

Binário da Alameda e Nereu Ramos começou a funcionar neste domingo.

Começa a funcionar neste fim de semana o Binário da Alameda Rio Branco com a Rua Nereu Ramos. A partir das 5h de domingo, dia 31, a Alameda passa a ser mão única desde a Rua Pastor Stutzer até a Rua XV de Novembro. A mudança vai possibilitar que a via funcione com três faixas para fluxo de veículos, amenizando os congestionamentos em horário de pico. Já a Rua Nereu Ramos terá sentido invertido, com tráfego no sentido Centro/Bairro. Durante a primeira semana de mudança, a Guarda Municipal de Trânsito estará no local para orientar os motoristas.

 

Com o binário, os motoristas que trafegam pela Alameda Rio Branco e desejam acessar a Avenida Beira Rio devem convergir à esquerda na Rua XV de Novembro e contornar a Praça Doutor Blumenau. Quem vem da Rua das Palmeiras e da Rua Itajaí em direção ao Centro terá três faixas: a da esquerda é para a Rua XV de Novembro, a do meio para a Rua XV de Novembro e Avenida Beira Rio e a da direita é destinada exclusivamente para o transporte coletivo urbano.

 

Em função da implantação do sistema, outras vias secundárias também tiveram o fluxo de veículos alterado. É o caso das ruas:

Rua Amapá – passa a sermão dupla;

Rua Farmacêutico João Medeiros – sentido único Alameda/Nereu Ramos;

Rua Pastor Stutzer – sentido único Nereu Ramos/Alameda e mão dupla entre Nereu Ramos e Tomé de Braga;

Rua Lauro Müller – sentido único da Alameda/Nereu Ramos e sentido único Floriano Peixoto/Nereu Ramos;

Rua Tome Braga – mão dupla da Floriano Peixoto para Pastor Stutzer;

Rua Doutor Pedro Celestino de Araújo – sentido único entre Frederico Guilherme Busch e Lauro Müller;

Rua Frederico Guilherme Busch – sentido único da Nereu Ramos/Alameda e sentido único entre Nereu Ramos e Doutor Pedro Celestino de Araújo;

Rua Engenheiro Rodolfo Ferraz – sentido único da Nereu Ramos para Floriano Peixoto.

 

Conforme explica o secretário de Planejamento Urbano, Juliano Gonçalves, a nova dinâmica de circulação viária tem um período natural de acomodação por parte do cidadão e ajustes após a implantação do binário podem ser necessários. “Assim como o Seterb, as secretarias de Planejamento Urbano e Serviços Urbanos também estarão mobilizadas no acompanhamento e monitoramento, promovendo os ajustes em relação à obra. Um exemplo é a sincronização dos semáforos, que serão reordenados, atendendo as necessidades de quem trafega pela região”, ressalta.

 

As intervenções necessárias para que fosse possível implantar o projeto, elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano, ocorreram em consonância com as obras de ampliação da rede de esgoto, executada pela Odebrecht, e da nova rede de abastecimento de água, implantada pelo Samae. “A priorização da área central para obras neste momento foi efetuada com o objetivo de otimizar os recursos públicos”, afirma o secretário.

 

Para viabilizar a obra, o Samae foi responsável pelo recapeamento asfáltico da Rua Nereu Ramos e pela recuperação dos passeios públicos. A Secretaria de Serviços Urbanos, por sua vez, fez a implantação da nova sinalização viária, remoção de canteiros, readequação de semáforos, abertura de raios de curva e implantação de faixas elevadas, além de ilhas de segurança.

 

Faixas Elevadas/Ilhas de Segurança: ao todo, foram implantadas três faixas elevadas na Alameda Rio Branco. Os dispositivos estão próximos às ruas Lauro Müller, Pandiá Calógeras e Engenheiro Rodolfo Ferraz. Já as ilhas de segurança estão localizadas próximo às ruas Frederico Guilherme Busch, Sebastião Cruz e Amapá.

 

Ciclofaixas/Ciclovias: na obra do binário foram implantadas ciclofaixas na Alameda Rio Branco e Nereu Ramos. A ciclofaixa na Alameda Rio Branco fica do lado direito da via, sentido Bairro/Centro, da Rua Hermann Huscher até a Rua Sete de Setembro. Na Nereu Ramos, a ciclofaixa fica ao longo do lado esquerdo da via, sentido Centro/Bairro, a partir da Rua XV de Novembro até a Rua Pastor Stutzer.

 

Posteriormente, outras obras serão efetuadas. Com a reurbanização das vias, prevista por meio de contrato do PAC II Mobilidade Média Cidades, será implantada ciclovia segregada com canteiro na Alameda Rio Branco e na Rua Nereu Ramos será efetuada a ciclofaixa com segregador refletivo.

 

Transporte Coletivo: entre as melhorias proporcionadas com a implantação do binário, o transporte coletivo também se destaca. Com a obra, o corredor exclusivo de ônibus foi ampliado, fazendo a interligação entre o corredor da Rua das Palmeiras com o corredor da Avenida Beira Rio. Desta forma, a pista da direita, a partir do dia 1º de fevereiro, é exclusiva para o transporte coletivo urbano. A medida vai proporcionar um ganho de até 15 minutos no tempo de deslocamento no horário de pico entre os terminais, além da melhora significativa no conforto e segurança viária.

 

Confira abaixo onde estão localizados os pontos de ônibus após as obras:

Mudança no trânsito de Blumenau.

Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Alameda

Esquina com a Rua Doutor Luiz de Freitas Melro;

Em frente ao Colégio Pedro II;

Próximo à Rua Amapá, sentido Bairro/Centro;

Próximo à Rua Amapá, sentido Centro/Bairro.

Nereu Ramos

Esquina com a Rua Sete de Setembro;

Em frente ao Colégio Pedro II.

 

Confira abaixo as linhas que sofreram alteração com o binário:

Linha 401 Emilio Tallmann (sentido Terminal Garcia/Terminal Fonte): Terminal Garcia, Rua Progresso, Rua Germano Roeder, Rua Emilio Tallmann, Rua Centenário, Rua Hermann Huscher, Rua Paulo Eberhard (Vila Iná), Rua Hermann Huscher, Alameda Rio Branco, Rua 7 de Setembro, Terminal Fonte.

 

Linha 401 Emilio Tallmann (sentido Terminal Fonte/Terminal Garcia): Terminal Fonte, Rua Amazonas, Alameda Duque de Caxias, Rua XV de Novembro, Rua Nereu Ramos, Rua Pastor Stutzer, Alameda Rio Branco, Rua Hermann Huscher, Paulo Eberhard (Vila Iná), Rua Hermann Huscher, Rua Centenário, Rua Emilio Tallmann, Rua Germano Roeder, Rua Progresso, Terminal Garcia.

 

Linha 501 Bom Retiro: Terminal Fonte, Rua Amazonas, Alameda Duque de Caxias, Rua XV de Novembro, Rua Nereu Ramos, Rua Luiz de Freitas Melro, Rua Floriano Peixoto, Rua Hermann Hering até Próximo da Cia. Hering, Retorna Rua Hermann Hering, Rua Coronel Vidal Ramos, Alameda Rio Branco, Rua 7 de Setembro, Terminal Fonte.

 

Semáforos: com o novo sistema de tráfego estabelecido na região central, os semáforos foram readequados. Os equipamentos controladores de fluxo para veículos e pedestres da Rua Nereu Ramos estão agora localizados nas ruas Coronel Vidal Ramos, Luiz de Freitas Melro e Sete de Setembro. No início da Avenida Beira Rio com a Rua XV de Novembro, Rua XV e Beira Rio com a Nereu Ramos haverá conjuntos semafóricos para pedestres.

 

Já na Alameda Rio Branco, os semáforos para veículos e pedestres estarão localizados no final da Alameda com a XV, bem como Alameda com Coronel Vidal Ramos e entre o cruzamento da Rua Sete de Setembro com Alameda. As mudanças foram necessárias para dar mais fluidez ao trânsito. Os semáforos exclusivos para pedestres são de acionamento manual.

 

Velocidade: na Rua Nereu Ramos a partir da Rua Pastor Stutzer a velocidade máxima permitida a partir de agora é de 30 km/h. A redução de velocidade faz parte do projeto de implantação da Área Calma, um espaço destinado à convivência dos moradores que posteriormente receberá o plantio de árvores, sinalização turística para pedestres e obras de melhoria da acessibilidade.

 

A Rua Nereu Ramos mantém a velocidade máxima de 40 Km/h e a Alameda Rio Branco 50 km/h. Além disso, foram implantados também dispositivos e ilhas de segurança, bem como faixas elevadas para coibir o abuso de velocidade na via.

 

Estacionamento: com o objetivo de priorizar a mobilidade urbana, as vagas de estacionamento da via pública foram readequadas. Na Alameda Rio Branco as vagas de estacionamento estão situadas ao longo do lado esquerdo da via, sentido Bairro/Centro. Na Nereu Ramos as vagas estão do lado direito, no trecho compreendido entre a Rua XV de Novembro e a Rua Coronel Vidal Ramos, sentido Centro/Bairro.

Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Próximas Obras

Conforme explica o secretário Juliano Gonçalves, a obra de implantação do binário é contextualizada com outros projetos urbanísticos de curto, médio e longo prazo para a cidade. Confira abaixo os detalhes por área:

 

Qualificação de Calçadas e Ciclovias: serão efetuadas na sequência as obras de qualificação de calçadas e ciclovias com recursos do PAC II. Distribuídas em 5 lotes, as obras compreendem várias ruas. Já aprovado, o primeiro lote foi licitado e está em execução na região das Itoupavas. A Nereu e Alameda estão no segundo lote.

 

Arborização: na atual etapa foram suprimidas algumas árvores, que analisadas pelos técnicos e devidamente licenciadas foram consideradas mortas. Em projeto conjunto da Secretaria de Planejamento Urbano e Fundação Municipal do Meio Ambiente, um novo plano de arborização será implantado na região, incluindo os canteiros divisores da ciclovia. Serão aproximadamente 70 novas árvores na Alameda Rio Branco e 50 na Rua Nereu Ramos.

 

Pavimentação: a Rua Nereu Ramos já recebeu novo pavimento previsto também para algumas transversais devido às obras do Samae. Já a Alameda receberá posteriormente o recapeamento em virtude dos serviços de implantação da rede do Samae na via. “A importância do binário já estar em funcionamento quando destas obras é logística de tráfego e circulação durante a execução dos serviços”, ressalta Gonçalves.

 

Iluminação Pública: a requalificação da iluminação pública também está prevista atendendo o projeto de reurbanização da área central. Será efetuada a iluminação decorativa, além da iluminação viária, melhorando expressivamente a segurança pública.

 

Mobiliário Urbano: ao longo das vias serão implantados novos mobiliários urbanos como bancos, lixeiras e paraciclos.