Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Veja as fotos da abertura da 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB).

Esta edição, a primeira do ano, reúne obras de Nilva Ana Rossi Cardoso, de Clara Fernandes, Maria Selenir (Sela) e Tadeu Bittencourt. A programação festiva terá declamação de poemas e show musical. A entrada é franca, assim como as visitas que podem ser feitas até 17 de abril. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176.

Publicado em 04/03/2016 às 07:49


Chegou a grande noite de abertura da 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). A programação festiva começou às 19h desta quinta-feira, dia 3 de março, com a tradicional conversa com os artistas. Esta edição, a primeira do ano, reúne obras de Nilva Ana Rossi Cardoso, de Clara Fernandes, Maria Selenir (Sela) e Tadeu Bittencourt. A programação festiva terá declamação de poemas e show musical. A entrada é franca, assim como as visitas que podem ser feitas até 17 de abril.

 

Entre as atrações da noite está a presença do Grupo Barbotina, que reúne trabalhos de nove mulheres artistas. Elas brindam o público com  “Engobe-Nove – Arte em processo”, em cartaz no Espaço Alternativo da Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro).

 

O grupo composto por Beliria Boni, Cema Raizer, Ester Renaux, Maria Goretti Casas, Maristela Silveira, Mia Avila, Mila Cambraia, Pakawon T. Martin e Sueli Freygang se reúne todas as segunda-feiras na Fundação Cultural para pesquisar e experimentar técnicas e procedimentos em cerâmica. “Engobe-nove – Arte em processo” apresenta peças em cerâmica, resultado de um trabalho experimental e em andamento desenvolvido pelas Barbotinas. Trata-se de uma pesquisa de engobes que dão colorido às peças.

 

A pesquisa foi desenvolvida com óxidos e corantes e massas cerâmicas com materiais agregados. O estudos têm como base a obra de Jorge Fernández Chiti. Por definição, o engobe é a primeira forma de se cobrir/colorir uma peça de cerâmica, assim como as tigelas, utilizadas pelo grupo, representam as primeiras produções em cerâmica. Principais óxidos pesquisados: manganês, cobre, cromo, ferro, cobalto, zinco e titânio. “Barbotina é uma mistura de argila e água, com consistência barrosa, utilizada para unir parte de peças de argila”, explica a gerente do MAB, Mia Avila. “As artistas estarão presentes na noite de abertura para apresentar e conversar sobre os trabalhos desenvolvidos.”

 

Saiba mais

Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB

Quando: 3 de março, quinta-feira

Horários:

19h: conversa com os artistas

20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, declamações de poesias pelos representantes da Sociedade Escritores Blumenau, apresentação musical e a exposição “Engobes-nove”, do Grupo Barbotina

Lançamento de livros: Arte na Escola, de autoria de Maria Teresinha Heimann, e Atitudes Pessoais de Cura, de autoria de Luiz Azevedo

Visitação: até 17 de abril. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Entrada franca

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello