Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Veja a previsão climática para DEZEMBRO 2019, JANEIRO E FEVEREIRO / 2020 VIA #ALERTABLU.

Condição Oceânica A temperatura da superfície do mar (TSM) na região equatorial do oceano Pacífico (latitudes entre 5°N – 5°S) tem apresentado, nas ultimas semanas, aquecimento próximas à costa do Peru. Contudo, o quadro de neutralidade climática persiste já que a região de Niño 3.4 vem mantendo a TSM próximo a média histórica e o […]

Publicado em 03/12/2019 às 04:28


Foto: CPTEC/INPE.

Condição Oceânica

A temperatura da superfície do mar (TSM) na região equatorial do oceano Pacífico (latitudes entre 5°N – 5°S) tem apresentado, nas ultimas semanas, aquecimento próximas à costa do Peru. Contudo, o quadro de neutralidade climática persiste já que a região de Niño 3.4 vem mantendo a TSM próximo a média histórica e o padrão de vento na atmosfera evidenciam o quadro neutralidade.

Previsão Climática Mensal

A climatologia do mês de dezembro indica que chove em média 163,2 mm em Blumenau. Os principais sistemas meteorológicos causadores de precipitação são os sistemas de baixa pressão, cavados (área alongada de baixa pressão) e a circulação marítima que ocasiona dias de céu encoberto e chuva fraca e isolada. Além disso, o aquecimento superficial (calor) juntamente com a maior disponibilidade de umidade resultam na ocorrência mais frequente de pancadas isoladas de chuva intensa em curto período de tempo, acompanhada de trovoadas, descargas elétricas, rajadas momentâneas de vento intenso e, em algumas situações, queda de granizo, a chamada chuva convectiva.

A previsão climática indica que a chuva no mês de dezembro tende a ficar próxima a ligeiramente acima da média climatológica. Ao longo do mês, períodos de maior instabilidade e chuva intercalam-se com dias de tempo firme. Além disso, a chuva ocorrerá de forma mal distribuída no município, podendo alguns bairros apresentarem maior acumulado mensal em relação aos demais.

Com relação às temperaturas, essas se mantêm dentro a acima da média climatológica no período.  No decorrer de dezembro as tardes ficam cada vez mais aquecidas em relação aos meses anteriores, sendo comuns registros acima dos 35°C. No entanto, dias com céu encoberto e temperatura mais baixa poderão ser registrados principalmente devido à circulação marítima.

Previsão Climática Verão

Os meses de verão (DEZ/JAN/FEV) em Blumenau apresentam os maiores volumes de chuva durante o ano, principalmente o mês de fevereiro que apresenta 186,7mm em média. Cavados, sistemas de baixa pressão, áreas de instabilidade associadas à convecção (calor), frentes frias e a circulação marítima são os principais fenômenos meteorológicos responsáveis pela chuva durante a estação. A chuva se torna mais frequente e volumosa neste período, bem como é recorrente a ocorrência de temporais, especialmente durante as tardes e noites.

A previsão climática indica que a chuva tende a ficar próximo a ligeiramente acima da média climatológica durante o verão de 2020. Os volumes de chuva ocorrem de forma mal distribuída espacialmente no município, já que a maior parte da precipitação vem na forma de pancadas isoladas.

Com relação às temperaturas, estas tendem a ficar acima da média climatológica nos próximos meses (JAN/FEV), ressalta-se que neste período normalmente a temperatura já é mais elevada em relação aos demais meses do ano.

Foto: CPTEC/INPE.