Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Vacinação contra Covid-19 segue sem necessidade de agendamento em Blumenau

Vacinas de todas as marcas, inclusive da Janssen, estarão disponíveis para primeira e segunda doses, dose de reforço e antecipação a partir desta terça-feira, 21 A Prefeitura de Blumenau segue com a vacinação contra a Covid-19, sem necessidade de agendamento. A partir desta terça-feira, dia 21, vacinas de todas as marcas, inclusive da Janssen, estarão […]

Publicado em 20/12/2021 às 12:00


Vacinas de todas as marcas, inclusive da Janssen, estarão disponíveis para primeira e segunda doses, dose de reforço e antecipação a partir desta terça-feira, 21

A Prefeitura de Blumenau segue com a vacinação contra a Covid-19, sem necessidade de agendamento. A partir desta terça-feira, dia 21, vacinas de todas as marcas, inclusive da Janssen, estarão disponíveis para aplicação nos Ambulatórios Gerais (conforme escala abaixo) e na Central de Vacinação do Parque Vila Germânica. As vacinas são para primeira e segunda doses, dose de reforço e antecipação, ou seja, qualquer usuário, tendo iniciado o esquema vacinal ou não, poderá buscar a imunização contra a Covid-19. 

Atendimento dos Ambulatórios Gerais
Durante o período de férias coletivas, o atendimento dos Ambulatórios Gerais segue em escala de plantão, com atendimento alternado entre as unidades. Confira como fica a escala:

AG Fortaleza, AG Velha e AG Centro
Abertos: 20/12/2021 à 23/12/2021 – Horário das 7h às 21h
Abertos: 24/12/2021- Horário das 7h às 12h
Vacinação Covid-19: atendimento nas datas específicas das 8h às 17h
Fechados: na semana de 27/12/2021 à 02/01/2022

AG Garcia, AG Itoupava, AG Badenfurt e AG Escola Agrícola
Abertos: 27/12/2021 à 30/12/2021 – Horário das 7h às 21h
Abertos: 31/12/2021 – Horário das 7h às 12h
Vacinação Covid-19: atendimento nas datas específicas das 8h às 17h
Fechados: na semana de 20/12/2021 à 26/12/2021

Central de Vacinação da Vila Gerrmânica
A Central de Vacinação do Parque Vila Germânica segue com atendimento das 8h às 22h até o próximo dia 21 de dezembro. Em 2022, a vacinação funcionará de forma descentralizada, em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacina. Já a Central de Vacinação, será desativada, conforme explica a vice-prefeita e coordenadora do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, Maria Regina de Souza Soar: “Assim como acontece com outras vacinas, acreditamos que a vacinação Covid-19 entre no rol das aplicadas de forma periódica. Por isso, estamos descentralizando essa vacinação para as unidades de saúde, onde outros imunizantes também são aplicados. A Central da Vila foi muito importante para otimizar a aplicação no momento que tínhamos poucas doses e um público enorme aguardando para vacinar. Agora, com  mais de 70% dos blumenauenses imunizados, queremos oportunizar que as pessoas se vacinem mais próximo de casa”. Maria Regina lembra também que o mundo enfrenta uma nova variante do vírus, que as pessoas precisam estar vacinadas e continuar seguindo os regramentos sanitários.

Síndromes gripais
O atendimento a pacientes com casos de síndromes gripais e outras demandas clinicas ocorrerá dentro do período de atendimento estabelecido para cada unidade, assim como a vacinação contra a Covid-19. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) estarão fechadas durante o recesso e retomam o atendimento normal no dia 3 de janeiro de 2022.

Início do ano letivo
A partir do dia 3 de janeiro, retorno das férias coletivas, a vacinação passará a ser feita em todas as unidades de ESF e Ambulatórios Gerais, com sala de vacina ativa. A vacinação será sem agendamento para primeira dose, segunda dose, reforço e antecipação. Aplicação será feita nas unidades ESF para primeira dose em pessoas acima de 18 anos e nos Ambulatórios Gerais pessoas acima de 12 anos e também as doses de reforço. A segunda dose da vacina será feita sempre na mesma unidade onde o usuário recebeu a primeira dose, em dia informado no final da primeira aplicação.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Foto: Marcelo Martins