- Diversos
- Saúde
Vacina contra febre amarela já está disponível nos AGs de Blumenau.
A partir desta terça-feira, dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau (Semus), por meio da Vigilância Epidemiológica, irá ofertar a vacina da febre amarela nos sete ambulatórios gerais da cidade. A indicação para a aplicação da vacina segue critérios do Ministério da Saúde (MS), que definiu a manutenção de duas doses da vacina febre amarela no Calendário Nacional, sendo uma dose aos 9 meses de idade com reforço aos 4 anos. Já para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses. Idosos, gestantes e lactantes devem passar por avaliação médica antes de serem vacinados. Pessoas que ainda não foram vacinadas ou que receberam apenas uma dose há mais de dez anos, e pretendem viajar para áreas com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela, são as que devem se vacinar. Os meses de dezembro a maio são os de maior número de casos com transmissão considerada possível em grande parte do país. Em Blumenau, o último registro da doença foi feito em 2008. A maioria da demanda por vacinas no município é de viajantes. Em 2015 fora aplicadas pelas equipes da Semus 2.823 doses, enquanto em 2016 foram administradas 2.964 vacinas. Veja no Blog do Jaime onde você pode se vacinar em Blumenau...
Publicado em 25/01/2017 às 07:38
Vacina contra febre amarela já está disponível nos AGs de Blumenau.
Imunização contra doença passa a ser disponibilizada nos 7 ambulatórios gerais.
A partir desta terça-feira, dia 24, a Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau (Semus), por meio da Vigilância Epidemiológica, irá ofertar a vacina da febre amarela nos sete ambulatórios gerais da cidade. A indicação para a aplicação da vacina segue critérios do Ministério da Saúde (MS), que definiu a manutenção de duas doses da vacina febre amarela no Calendário Nacional, sendo uma dose aos 9 meses de idade com reforço aos 4 anos. Já para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses. Idosos, gestantes e lactantes devem passar por avaliação médica antes de serem vacinados.
Pessoas que ainda não foram vacinadas ou que receberam apenas uma dose há mais de dez anos, e pretendem viajar para áreas com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela, são as que devem se vacinar. Os meses de dezembro a maio são os de maior número de casos com transmissão considerada possível em grande parte do país. Em Blumenau, o último registro da doença foi feito em 2008. A maioria da demanda por vacinas no município é de viajantes. Em 2015 fora aplicadas pelas equipes da Semus 2.823 doses, enquanto em 2016 foram administradas 2.964 vacinas.
Sintomas
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), os sintomas iniciais são febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. Quando a doença evolui para a forma grave, há aumento da febre, diarreia, reaparecimento dos vômitos, dor abdominal, icterícia (olhos amarelados, semelhante à hepatite), manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos no nariz e gengivas) com comprometimento dos órgãos vitais como fígado e rins. A investigação, o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento podem ser realizados pela rede pública de saúde.
Onde buscar a vacina
Ambulatório Geral Haroldo Bachmann
Rua José Reuter, 125 – Velha Central
Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar
Rua Norberto Seara Heusi, s/nº – Escola Agrícola
Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann
Rua Progresso, 141 – Progresso
Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 – Fortaleza
Ambulatório Geral Guilherme Jensen
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 – Itoupava Central
Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara
Rua Werner Duwe, s/nº – Badenfurt
Ambulatório Geral Heinz Schrader
Rua República Argentina, 2.077 – Ponta Aguda
Assessora de Comunicação: Marília Prado