Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Unidades de Saúde promovem eventos relacionados ao Dia da Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, algumas unidades básicas de Saúde de Blumenau, vinculadas à Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), irão promover nos próximos dias eventos relacionados a saúde e ao bem-estar das pacientes. Na sexta-feira, dia 6, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Gilson Piva, localizado no bairro […]

Publicado em 05/03/2020 às 11:16


Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, algumas unidades básicas de Saúde de Blumenau, vinculadas à Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), irão promover nos próximos dias eventos relacionados a saúde e ao bem-estar das pacientes.

Na sexta-feira, dia 6, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Gilson Piva, localizado no bairro Itoupavazinha, vai realizar a partir das 9h, debates com a enfermeira do Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs), vinculado à Semus, e uma representante do Programa Rede Catarina. Com a participação das mulheres da comunidade, será abordado o tema Combate à Violência Contra as Mulheres.

Já no sábado, dia 7, será a vez das equipes que atuam nas unidades ESF Maria Baumgartner I e II, localizadas no bairro Da Glória, promoverem evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. O Conselho Local de Saúde vai oferecer um café da manhã para recepcionar as participantes.

Das 7h às 12h serão realizadas consultas com coleta de preventivos, solicitação de mamografias, orientação sobre saúde sexual e reprodutiva. Também será disponibilizado o teste rápido para as sorologias de HIV, sífilis, Hepatite B e C. As equipes farão ainda atividades de educação em saúde bucal, vacinas e sorteio e distribuição de brindes.

Ainda no sábado, as ESFs Arthur Riedel e Gustavo Hasse, localizadas no bairro Progresso, vão promover uma roda de conversa com orientações sobre a saúde mental e o bem-estar da mulher, workshop de automaquiagem e esmaltação. Também será servido um café da manhã às participantes.

Durante a ação, será feito o recadastramento das mulheres que comparecerem à unidade.  Neste dia também será possível realizar o rastreamento do câncer de mama e de colo do útero. Os atendimentos acontecem das 8h às 12h.

Ações para servidoras da Semus

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) também vai promover um evento com foco na saúde das servidoras da Semus, na segunda-feira, dia 9. Das 13h às 19h serão oferecidos serviços como inserção de DIU, coleta de exames citopatológicos e procedimentos de mamografia – todos, dentro do protocolo estabelecido pelo SUS. As mulheres que comparecerem  também terão a oportunidade de participar de rodas de conversa, onde serão abordados temas como sexualidade feminina, consciência corporal e envelhecimento. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3381-7821.

Fonte: Prefeitura de Blumenau