Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

TURISMO REGIONAL PODE SER FORTALECIDO COM APOIO DAS PREFEITURAS , RECOMENDA DEPUTADO IVAN NAATZ

Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa teve reunião de trabalho e apresentou relatório de atividades na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI- nesta sexta -feira- O turismo regional que já gera forte impacto na arrecadação do ICMS( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços […]

Publicado em 19/02/2021 às 04:30


Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa teve reunião de trabalho e apresentou relatório de atividades na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI- nesta sexta -feira-

O turismo regional que já gera forte impacto na arrecadação do ICMS( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ) em Blumenau e região pode ser fortalecido ainda mais seu houver mais medidas apoio das prefeituras para empresas e novos empreendedores do setor turístico como melhoria da infraestrutura urbana e rural , incentivo à criação de novos atrativos turísticos e inscrição no cadastro oficial do Ministério do Turismo, o Cadastur, que facilita apoio e benefícios como financiamentos e programas de qualificação públicos federais,além da divulgação nacional.

Essas foram as principais recomendações do presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa , deputado Ivan Naatz (PL) em reunião de trabalho e relatório de atividades do colegiado parlamentar com prefeitos, vereadores , secretários municipais da área , turismólogos, técnicos e representantes do trade turístico regional na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI – nesta sexta-feira (19) em Blumenau.

De acordo com Naatz , o ICMS turístico, o retorno das atividades do setor em arrecadação para o Estado vem crescendo gradativamente e no ano passado gerou R $157 milhões para os cofres públicos. Só em Blumenau foram 8,6 milhões e na região do chamado Vale Europeu, R $13, 86 milhões. Outro fator de incentivo , apontado pelo parlamentar, pode ser o estímulo à criação de novos cursos superiores e técnicos voltados à área do turismo. De acordo com dados da Comissão , das 13 regiões turísticas de Santa Catarina , apenas quatro têm oferta destes cursos, com destaque para o Litoral e região Sul do Estado. Com relação ao Cadastur, das 9.464 empresas ligadas ao ramo do turismo na região, apenas 5% estão inscritas no cadastro nacional.

“Estes estes encontros regionais são importantes para o fortalecimento do turismo regional com apresentação de dados e troca de informações para que os municípios avaliem rumos e resgatem a necessidade de maior investimento no setor como fonte de geração de mais emprego e renda”, resumiu Ivan Naatz . Segundo o deputado, o papel da comissão, além deste estímulo oficial com debates, seminários, reuniões e audiências públicas, tanto na Alesc como diretamente nas regiões turísticas do estado , é o de contribuir ainda com ações e projetos no sentido de desburocratizar a legislação para facilitar o crescimento do turismo regional.

Comunicação Gabinete – Em 19-02 – 21 – carlosc.mello7@gmail.com
Fotos anexas – Deputado Ivan Naatz apresentou relatório da Comissão de Turismo da Alesc para a região da AMMVI. ( Raffael do Prado- Divulgação).

Foto Divulgação.