Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Três personalidades recebem o título de ‘Cidadão Blumenauense’ em sessão solene na Câmara de Vereadores de Blumenau.

A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta terça-feira (11), uma Sessão Solene de Entrega de Títulos Honoríficos de Cidadão Blumenauense. O título é concedido a pessoas nascidas fora do Município, que fazem jus à honraria, em razão de mérito em prol do município de Blumenau. Veja o três homenageados. Foto Rafael Carrasco | Imprensa CMB.

Publicado em 12/12/2018 às 09:03


Três personalidades recebem o título de ‘Cidadão Blumenauense’ em sessão solene na Câmara de Vereadores de Blumenau.

Foto Rafael Carrasco | Imprensa CMB

A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta terça-feira (11), uma Sessão Solene de Entrega de Títulos Honoríficos de Cidadão Blumenauense. O título é concedido a pessoas nascidas fora do Município, que fazem jus à honraria, em razão de mérito em prol do município de Blumenau.
O médico e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Marco Antônio Gonçalves Mendes Wanrowsky, foi homenageado pelo vereador Alexandre Matias (PSDB). O parlamentar destacou que seu homenageado passou 24 anos de sua vida no Legislativo blumenauense, trazendo suas qualidades ao serviço público. “Quando Dr. Marco Antônio ficou sabendo das minhas pretensões políticas, disponibilizou seu gabinete para que pudesse conhecer melhor os trâmites do Legislativo. Esse é meu padrinho, que sempre me apoiou e que tenho orgulho de homenagear no dia de hoje”, afirmou. Marco Antônio Wanrowsky agradeceu a honraria e resumiu sua emoção através da palavra ‘gratidão’. “Essa cidade me deu tudo e até mais. Sou grato por ter construído minha família nesta cidade. Hoje podemos celebrar a vida e a amizade”, afirmou o homenageado.
O vereador Bruno Cunha (PSB) prestou homenagem ao auditor fiscal da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, Adalberto Aluízio Eyng. O parlamentar destacou que as instituições são feitas por humanos, que erram e acertam, mas que acima de tudo possuem propósitos e sonhos. “Você estudou, se formou e sempre esteve presente acreditando numa sociedade mais fraterna e humana, fazendo Blumenau ser reconhecida como merece”, sustentou. O homenageado Adalberto Aluízio Eyng agradeceu a honraria e disse que não se deve esperar reconhecimento nas ações realizadas ao longo da vida. “Jamais me imaginaria ser homenageado aqui em Blumenau, com um título tão importante. Vender a imagem de Blumenau é muito fácil e sempre que posso, o faço com orgulho”, sustentou. Afirmou que essa homenagem é um estimulo para continuar se envolvendo e trabalhando por questões da cidade.
O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) homenageou o ex-servidor da Defesa Civil de Blumenau Arlindo Zucco. O parlamentar disse que por muitas vezes seu homenageado trocou o tempo com a família para servir a comunidade. “A honraria dessa noite é uma manifestação de gratidão, não apenas minha, mas de todos os blumenauenses que reconhecem o trabalho que você desenvolve ao longo dos anos”, afirmou. O homenageado Arlindo Zucco agradeceu o reconhecimento. “Quero agradecer a minha família e especialmente minha esposa por todo o incentivo e apoio nas mais diversas situações e atividades nestes anos. Sem o apoio da minha família e principalmente da minha esposa eu não teria conseguido fazer tudo que fiz”, sustentou. Por fim, deixou um recado aos jovens que pensam em ajudar alguém. “Nesta época de tanto individualismo é importante olhar para o lado e usar as habilidades para contribuir com a coletividade”, ponderou.
Currículo dos Homenageados
Marco Antônio Gonçalves Mendes Wanrowsky nasceu em Florianópolis, em 24/03/1957 é formado em medicina, possui especialização em Ginecologia e Obstetrícia, mestrado em Cirurgia e pós-graduação em Administração Hospitalar. Atua, desde 1986, no Hospital Santo Antônio, onde exerceu o cargo de Diretor Clínico Técnico no período em que foi implantada a UTI Infantil e dado início às obras do novo prédio. É presidente da Associação Médica de Blumenau e fez parte da Comissão de Implantação do Hospital Universitário. Foi membro da comissão de implantação do Curso de Medicina da FURB e presidente da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Vale do Itajaí. Foi eleito pela primeira vez como vereador no ano de 1992. Reeleito por mais cinco mandatos. Exerceu o cargo de prefeito interino da cidade de Blumenau e foi, por duas vezes, presidente da Câmara. Foi suplente de Deputado Estadual e membro do Comitê da Bacia do Rio Itajaí-Açu. Tem participações importantes no cenário político do estado.
Adalberto Aluízio Eyng nasceu em 06/07/1954, natural de Forquilhinha/Criciúma-SC. Formou-se em Administração pela ESAG-UDESC com pós-graduação na FEPESE/UFSC. Bacharel em Direito pela CEUSC – Faculdades Ciências Sociais de Florianópolis. Fez estágio em 1986 na Alemanha, junto ao Fisco Alemão, em Berlim. Fez curso de Administração pública, em Tóquio, no Japão, em 1994. Administrador do Centro de Treinamento da ACARESC/EPAGRI, de 1974 a 1979. Ingressou por concurso público na carreira de Auditor Fiscal da Fazenda Estadual em 1980. Foi presidente do  Sindicato dos Discais da Fazenda de Santa Catarina, de 1996 a 1999. Na Fazenda Estadual Catarinense exerceu os cargos de diretor de Cadastro Tributário, Gerente Regional da Fazenda, Gerente de Informática, Diretor de Planejamento e Diretor de Tributação e de Fiscalização. Atualmente está na Coordenação do GESAUTO – Grupo de Especialistas Fiscais no Setor Automotivo da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina. No plano nacional, desde 2008, está na coordenação do Grupo Técnico junto à Secretaria Executiva do CONFAZ, relativo a veículos automotores, náuticos e autopeças.
Arlindo Zucco nasceu em 25 de dezembro de 1943, em Brusque – SC. Em 1959 mudou-se para Blumenau para frequentar o Curso Técnico de Torneiro Mecânico no SENAI/SC, concluído em 1960. Começou sua carreira na cidade como mecânico ajudante em 1961. Trabalhou em grandes empresas como Artex S/A e Souza Cruz, exercendo desde funções técnicas até supervisão. Como funcionário público, atuou como técnico na Defesa Civil de Blumenau de 1995 a 1997, e Coordenador de Professores e Supervisor de alunos no CEDUP Hermann Hering, de 2003 a 2016. Teve forte atuação comunitária e social na APP da Escola Básica Santos Dumont, na Paróquia Santo Antônio do bairro Garcia, na Associação de moradores do mesmo bairro, além da Câmara Junior de Blumenau e do Lions Club Blumenau Sul.
 A sessão solene será reprisada pela TVL neste sábado (15) às 21h15, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também ficará disponível no site do Legislativo: www.camarablu.sc.gov.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Foto: Rafael Carrasco | Imprensa CMB