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Transformações no ecossistema empresarial
Agências de publicidade buscam ampliar formatos e modelos de trabalho

A pandemia acelerou diversos modelos de negócios. Dentre eles, a transformação dos ecossistemas de comunicação. As agências de publicidade, no modelo tradicional, abrem espaço para formatos mais enxutos, oportunizando a ampliação do nicho de atuação. Um estudo, produzido pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em conjunto com as demais Associações Nacionais de Anunciantes da América […]

Publicado em 09/06/2021 às 03:56


A pandemia acelerou diversos modelos de negócios. Dentre eles, a transformação dos ecossistemas de comunicação. As agências de publicidade, no modelo tradicional, abrem espaço para formatos mais enxutos, oportunizando a ampliação do nicho de atuação.

Um estudo, produzido pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em conjunto com as demais Associações Nacionais de Anunciantes da América Latina, aponta que 81% das empresas acreditam que este é o momento certo para repensar estratégias de marketing.

Ganham espaço, por exemplo, agências com formatos enxutos e ágeis. É neste segmento que Eduardo Zilinsky, publicitário, empresário, diretor da Escala Metra, empresa que está há 31 anos no mercado, já vinha desenhando um novo modelo de negócios nos últimos 5 anos e agora passou a apresentar para o mercado seu novo modelo de trabalho. “O modelo de negócios tem mudado também na publicidade. Precisamos oferecer soluções mais completas para o cliente. Paramos de pensar o cliente apenas na vertente de comunicação e passamos a apresentar soluções estratégicas e rentáveis”, aponta Eduardo.

Nesse cenário, as equipes e as estruturas físicas foram redesenhadas. Não dá para ter uma mesma solução para todos os clientes. “O homeoffice foi adotado como uma prática para quase todas as equipes. Em Blumenau estamos inaugurando no segundo semestre uma nova sede, no estilo bureau, um espaço criativo e tecnológico. Deixamos a nossa tradicional estrutura para focar na produtividade e na qualidade de trabalho também para nosso time”, destaca Zilinsky.

Pensando exatamente nessa busca por eficiência é que a Escala Metra passou por rebrandining e passa a assumir o nome Escala Metra Nitrocomunicação. Com esse novo momento, a empresa também inaugura sua primeira filial no litoral norte, na Praia Brava, em Itajaí. “Essa é uma necessidade frente a ampliação dos nossos negócios. Temos clientes cada vez mais descentralizados e nos últimos 12 meses alcançamos novas praças e sentimos essa necessidade”, comenta Eduardo.

Além desse novo modo de operar frente aos clientes, o mercado vem pedindo novas estratégias para otimizar custos. “Pela expertise de análise macroeconômica e pela integração com as áreas estratégicas das empresas, nos tornamos parte dos negócios dos clientes, gerando negócios, montando um novo conceito de estratégia de mercado”, explica o publicitário.

Nesse momento, Eduardo também aproveitou as mudanças para integrar todas as suas operações, com a fusão de suas empresas, com o on, o off e o digital totalmente unificados. “É preciso se adequar às novas rotinas, modalidades de trabalho, assim como a experiência do cliente. Tudo isso, sem pensar na nossa sustentabilidade financeira e mercadológica”, pondera Eduardo.

Essa é uma tendência não apenas no mercado de comunicação, mas sim de toda estrutura organizacional que buscou potenciais mercados nesse cenário otimizado pela pandemia.