Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Testes rápidos gratuitos são oferecidos para detecção de sífilis em Blumenau.

Neste sábado, dia 21, será celebrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Cedap realiza o exame na hora e o diagnóstico sai em apenas 20 minutos. Instituída neste ano, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis, uma doença que pode ser transmitida sexualmente, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o filho durante a gravidez ou parto. Em Blumenau, o Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap), mantido pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), oferece testes rápidos gratuitos para toda a comunidade a fim de detectar a presença ou não da bactéria geradora da doença. O exame é feito na hora e o diagnóstico sai em apenas 20 minutos. Em caso de resultado positivo, o Cedap faz o encaminhamento do paciente para a unidade básica de sua região, onde receberá o tratamento. Quando diagnosticada precocemente, a sífilis não costuma causar maiores danos à saúde e há grandes possibilidades de cura. Em 2016, foram realizados mais de 9.851 testes rápidos para sífilis, dos quais 1.039 deram positivo. Neste ano, até o momento, o Cedap efetivou 8.678 exames, com 886 deles constatando a presença da bactéria. “Temos percebido um aumento das doenças sexualmente transmissíveis por conta da falta de prevenção, principalmente em jovens. Atualmente, a maior incidência de casos de sífilis, HIV e hepatites, que são contraídas pela falta do uso da camisinha, ocorre na faixa etária entre 15 e 39 anos”, alertou o coordenador do Cedap, Edison Mobbs. Sobre o Cedap Localizada na Rua Paraíba, 380, no Centro, a unidade realiza mais de mil atendimentos mensais e abriga o Serviço de Controle e Tratamento das Hepatites, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase. O Cedap funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem pausa para o almoço. Caso precise realizar o teste de detecção de HIV, sífilis ou hepatites B e C, o usuário deve chegar até as 16h30, para receber o resultado no mesmo dia. A unidade atende pelo telefone 3381-7800. Foto #BlogdoJaime.

Publicado em 20/10/2017 às 10:59


Testes rápidos gratuitos são oferecidos para detecção de sífilis em Blumenau. Neste sábado, dia 21, será celebrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.
Cedap realiza o exame na hora e o diagnóstico sai em apenas 20 minutos.

Foto #BlogdoJaime

Neste sábado, dia 21, será celebrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Instituída neste ano, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis, uma doença que pode ser transmitida sexualmente, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o filho durante a gravidez ou parto.

Em Blumenau, o Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap), mantido pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), oferece testes rápidos gratuitos para toda a comunidade a fim de detectar a presença ou não da bactéria geradora da doença. O exame é feito na hora e o diagnóstico sai em apenas 20 minutos. Em caso de resultado positivo, o Cedap faz o encaminhamento do paciente para a unidade básica de sua região, onde receberá o tratamento. Quando diagnosticada precocemente, a sífilis não costuma causar maiores danos à saúde e há grandes possibilidades de cura.

Em 2016, foram realizados mais de 9.851 testes rápidos para sífilis, dos quais 1.039 deram positivo. Neste ano, até o momento, o Cedap efetivou 8.678 exames, com 886 deles constatando a presença da bactéria. “Temos percebido um aumento das doenças sexualmente transmissíveis por conta da falta de prevenção, principalmente em jovens. Atualmente, a maior incidência de casos de sífilis, HIV e hepatites, que são contraídas pela falta do uso da camisinha, ocorre na faixa etária entre 15 e 39 anos”, alertou o coordenador do Cedap, Edison Mobbs.

Sobre o Cedap
Localizada na Rua Paraíba, 380, no Centro, a unidade realiza mais de mil atendimentos mensais e abriga o Serviço de Controle e Tratamento das Hepatites, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase.

O Cedap funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem pausa para o almoço. Caso precise realizar o teste de detecção de HIV, sífilis ou hepatites B e C, o usuário deve chegar até as 16h30, para receber o resultado no mesmo dia. A unidade atende pelo telefone 3381-7800.

 

Assessor de comunicação: Felipe Elias