Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Testes rápidos de hepatites virais serão realizados no Neumarkt Shopping.

Nesta semana, entre os dias 25 e 27, o Rotary Club Blumenau Açu, o Rotary Blumenau, a Secretaria de Promoção da Saúde e a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite estarão no Neumarkt Shopping para fazer gratuitamente testes de hepatite B e C, HIV e sífilis, além de dar orientações sobre prevenção e tratamento destas […]

Publicado em 24/07/2019 às 09:49


Foto: Divulgação.

Nesta semana, entre os dias 25 e 27, o Rotary Club Blumenau Açu, o Rotary Blumenau, a Secretaria de Promoção da Saúde e a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite estarão no Neumarkt Shopping para fazer gratuitamente testes de hepatite B e C, HIV e sífilis, além de dar orientações sobre prevenção e tratamento destas doenças. A ação marca o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, e será realizada no espaço ao lado do NK Hall, próximo ao cinema, das 14h às 20h.

O evento busca quebrar o silêncio em torno da doença, diagnosticando portadores do vírus que desconhecem a situação em que se encontram. A Hepatite C é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas já é tarde demais e a única possibilidade de cura é o transplante de fígado. A doença mata duas vezes mais do que a Aids, mas se for descoberta a tempo ela tem cura.

No mundo há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e somente 5% dos casos estão diagnosticados. A médica do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap), Fernanda de Augustinho, reforça que as melhores formas de prevenção das hepatites passam pelo uso de preservativo nas relações sexuais, e pelo não compartilhamento de materiais cortantes que ocasionem lesões que possibilitem contato com o sangue.

Campanhas

A campanha ‘Hepatite Zero’, promovida pelo Rotary Internacional, é a maior do mundo e acontece simultaneamente em 50 países, de dois continentes – África e Américas. Os testes rápidos de Hepatite C, direcionados para homens e mulheres com mais de 40 anos, vão até o dia 4 de agosto nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no link http://www.hepatitezero.com.br/.

Julho é considerado pelo Ministério da Saúde o mês amarelo de combate às hepatites virais. O diagnóstico é realizado por testagem rápida nas unidades de saúde do município, e quando confirmados os pacientes são encaminhados ao Cedap, onde está o Serviço de Referência em Hepatites Virais. Nos últimos três anos, os casos de hepatites aumentaram em Blumenau. Em 2016 foram 88, 2017 chegaram a 91 e, no ano passado, chegaram em 109 registros de hepatites virais. O tipo C é o de maior incidência na cidade, principalmente entre homens de 35 a 49 anos.

Agende-se
O quê: Testes rápidos de hepatites virais
Quando: Dias 25, 26 e 27, das 14h às 20h
Onde: Neumarkt Shopping, ao lado do espaço NK Hall (próximo ao cinema, no pavimento superior)

Foto: Divulgação.