Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Técnico da ABK/SME Blumenau é finalista do Troféu Gustavo Kuerten.

Vanderlei de Oliveira, treinador das Seleções Brasileira e Catarinense de karate e da SME Blumenau, é indicado pelo Conselho Estadual de Esporte (CED) ao prêmio, o qual conquistou em 2016. O treinador Vanderlei de Oliveira, da Associação Blumenau de Karate/Ipiranga/Barão/Promoshirt/Arawaza/SME Blumenau já está indicado pelo Conselho Estadual de Esporte (CED) para a final do Prêmio […]

Publicado em 07/11/2019 às 10:10


Vanderlei de Oliveira, treinador das Seleções Brasileira e Catarinense de karate e da SME Blumenau, é indicado pelo Conselho Estadual de Esporte (CED) ao prêmio, o qual conquistou em 2016.

O treinador Vanderlei de Oliveira, da Associação Blumenau de Karate/Ipiranga/Barão/Promoshirt/Arawaza/SME Blumenau já está indicado pelo Conselho Estadual de Esporte (CED) para a final do Prêmio Excelência da 11ª edição do tradicional “Troféu Gustavo Kuerten 2019”. A indicação do técnico foi feita pela Federação Catarinense de karate (FCK). A relação dos concorrentes ao prêmio de melhores do ano no esporte de Santa Catarina foi divulgada nesta terça-feira, dia 05 de novembro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e a entrega do prêmio será no dia 02 de dezembro, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. 

Em 2016, Vanderlei conquistou o troféu como melhor treinador do Estado e, em 2017, esteve entre os finalistas ao prêmio. Para Vanderlei de Oliveira, treinador das Seleções Brasileira e Catarinense de Karate e da SME Blumenau, a indicação para concorrer ao prêmio Gustavo Kuerten é uma honra e uma motivação para a continuidade do trabalho, o qual desenvolve há mais de 20 anos. “Procuro sempre aperfeiçoar o meu trabalho, seja por meio de intercâmbios e de participações em competições no Exterior”, destaca o técnico, que no último dia 02 de novembro, conquistou o título da temporada do Estadual Ranking A pela Associação Blumenau de Karate.

Referência 

Desde 2015, Vanderlei faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira da Confederação Brasileira de Karate (CBK). Nesse período, integrou o grupo tetracampeão do Pan-Americano e Sul-Americano 2016/17/18/19. Além disso, fez parte do Time Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude e do Mundial Cadete, Júnior e Sub-21 – ambos em 2017. 

Neste ano, o treinador blumenauense fez parte da comissão técnica da Seleção Catarinense de Karate, vice-campeã do Campeonato Brasileiro disputado em Uberlândia (MG), competição na qual, a ABK conquistou 13 medalhas, das quais, quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze. Outros dados relevantes na atual temporada, como treinador: teve atletas, com participação histórica na terceira etapa do karate 1 Youth League, em Monterrey, no México. Conquistou a inédita medalha de ouro – além de uma prata e um bronze.

O prêmio 

O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte foi criado em 2008 com o objetivo de homenagear atletas, entidades, técnicos e equipes catarinenses que tiveram destaque especial ao longo do ano. O troféu leva o nome do maior tenista brasileiro de todos os tempos – Gustavo Kuerten, dono de três títulos do Grand Slams (todos em Roland Garros – 1997, 2000 e 2001) e do Masters  Cup, em 2000, em Lisboa, Portugal. Guga encerrou sua carreira em 2008. Na sua trajetória como tenista, somou 358 vitórias, e conquistou 20 títulos e foi o líder do ranking mundial de Simples por 43 semanas.

Conquistas de 2019 como treinador pelas Seleções Brasileira e Catarinense e Associação Blumenau de karate: categorias Infantil ao Sênior

Internacionais  
1º lugar na Youth League, categoria Cadete + 70kg, em Monterrey, no México;
2º lugar na Youth League, categoria Cadete + 54kg, em Monterrey, noMéxico;
3º lugar na Youth League, categoria Cadete + 54kg, em Monterrey, noMéxico;
1º lugar na categoria Cadete + 54kg, no US Open de Las Vegas (EUA);
3º lugar na categoria Cadete + 70kg, no US Open de Las Vegas (EUA);
5º lugar na categoria Sênior até 60kg, na Premier League de Salzburg, Áustria;
11º lugar na categoria Sênior até 67kg, na Premier League de Montreal, Canadá; Técnico da Seleção Brasileira Olímpica na Premier League de Tóquio, Japão; 02 alunos participantes da etapa da Youth League, em Umag, na Croácia;
1º lugar no Kumitê Equipe Feminino no Sul-Americano Sênior, em Santa Cruz, na Bolívia;
1º lugar no Sul-Americano na categoria Cadete + 54kg, em Santa Cruz, na Bolívia;
5º lugar na categoria Cadete + 54kg, no Pan-Americano, em Guayaquil, no Equador; 02 alunas classificadas para o Campeonato Mundial de 2019, em Santiago, no Chile.
Nacionais  
1º lugar no Campeonato Brasileiro por equipe Sênior e Sub-21 Feminino;
04 alunos titulares da Seleção Brasileira em 2019;
04 medalhas de ouro em etapas classificatórias para o Campeonato Brasileiro;
19 alunos classificados para a final do Campeonato Brasileiro;
06 medalhas de ouro na final do Campeonato Brasileiro.
Estaduais  
Campeão pela ABK da temporada 2019 do Campeonato Catarinense Ranking A;
1º lugar geral pela ABK da primeira etapa do Campeonato Catarinense Ranking A;
1º lugar geral pela ABK da segunda etapa do Campeonato Catarinense Ranking A;
1º e 2º lugar pela ABK da terceira etapa do Campeonato Catarinense Ranking A;
1º lugar pela ABK da primeira etapa do Campeonato Catarinense Série B;
1º lugar pela ABK da segunda etapa do Campeonato Catarinense Série B;
2º lugar dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina 2019;
2º lugar da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) 2019.

Fotos: Divulgação.