Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Surdoatleta de Blumenau é convocado para representar o Brasil na 24ª Deaflympics

A cidade gaúcha de Caxias do Sul será a primeira sede da América Latina na história dos jogos O surdoatleta blumenauense Vinícius Soares Judes, foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos (CBDS), para integrar a Seleção Brasileira de Natação Masculina e representar o Brasil na 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão (24th Summer […]

Publicado em 25/02/2022 às 03:15


A cidade gaúcha de Caxias do Sul será a primeira sede da América Latina na história dos jogos

O surdoatleta blumenauense Vinícius Soares Judes, foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos (CBDS), para integrar a Seleção Brasileira de Natação Masculina e representar o Brasil na 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão (24th Summer Deaflympics). O Comitê Internacional de Esportes dos Surdos (ICSD) escolheu a cidade de Caxias do Sul no Rio Grande do Sul como sede dos jogos que serão realizados no período de 01 de Maio a 15 de Maio de 2022. Com 98 anos de história, as Surdolimpíadas chegam à América Latina e ao Brasil pela primeira vez.

Mais de 4.000 atletas, de 100 países, disputarão medalhas nas 21 modalidades paradesportivas, como atletismo, basquete, vôlei, futebol, tênis, handebol, ciclismo, judô e karatê. Vinícius Soares irá competira da modalidade de natação para surdos nas provas de 50m Livre, 50m Peito e 100m Peito. “Estou muito feliz em receber a convocação para Surdolimpíadas, é a realização de um sonho e um orgulho ter oportunidade de representar o Brasil nos jogos que serão realizados no Brasil e na América Latina pela primeira vez. Tenho que agradecer a Deus por tudo que fez e faz na minha vida, e agradecer também ao programa de paradesporto da Prefeitura de Blumenau e a Apesblu pela confiança no meu trabalho”, disse.

 A técnica de Vinícius Soares, Daiane dos Santos também foi convocada para ser delegada da confederação Brasileira de Desportos dos Surdos e compor a comissão técnica. Para Daiane dos Santos, o trabalho de qualidade realizado pelo paratleta em conjunto com a comissão técnica, fez a diferença e o resultado foi à convocação. “Estamos desde 2019 trabalhando para essa convocação. Vinicius tinha apenas um índice, hoje conseguimos quatro índices para os jogos. Estou muito feliz com o trabalho alcançado até aqui e agora é focar ainda mais na seleção brasileira e nos demais atletas que estão convocados, para que cheguem à competição com todo o suporte necessário.” Afirma.

 O prefeito Mário Hildebrandt reforça que a convocação de Vinícius Soares Judes para as Surdolimpíadas refletem as Políticas Públicas de inclusão social no município. “Estamos muito felizes com a convocação do surdoatleta Vinícius Soares, que ira representar o Brasil num dos maiores eventos esportivos do mundo. Essa convocação é mais um fruto dos investimentos que a nossa gestão faz no Programa de Paradesporto de Blumenau, acreditamos firmemente que a inclusão, o esporte e a educação, são ferramentas fundamentais de transformação social. A parceria entre a Prefeitura de Blumenau juntamente com a iniciativa privada, proporciona aos paratletas e seus familiares, profissionais altamente qualificados e um espaço adequado para o desenvolvimento das atividades, e é por isso que o programa é referência nacional”, completa.

Surdolimpíadas (Deaflympics)

Os jogos Surdolímpicos é avaliado como um dos três maiores eventos olímpicos do mundo. A competição fica atrás somente das Olimpíadas e Paralimpíadas. Além de ser considerado o primeiro evento esportivo direcionado para pessoas com necessidades especiais. Organizado pelo Comitê Internacional de Esportes dos Surdos, as Surdolimpíadas acontecem a cada quatro anos, sendo que a primeira edição foi realizada em Paris em 1924.  A próxima edição das Surdolimpíadas (Deaflympics) está prevista para acontecer entre os dias 7 e 17 de julho de 2022 na cidade de Birmingham, nos Estados Unidos.

Programa de Paradesporto

 A Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu) e a Secretaria do Esporte (SME) mantém o Programa de Paradesporto de Blumenau. Criado em 2011 com o objetivo de promover a inclusão, melhorias das capacidades motoras das pessoas com deficiência, aproximando crianças, adolescentes e adultos para o convívio com o esporte e suas possibilidades.

O Programa de Paradesporto de Blumenau conta com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e de diversos parceiros da iniciativa privada, contribuindo para sustentabilidade do trabalho da iniciação escolar ao alto rendimento.

Em 2020, uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro, a Prefeitura de Blumenau e Universidade Regional de Blumenau (FURB), tornou a cidade de Blumenau um dos 16 Centros de Referência Paralímpico do Brasil. Atualmente o programa conta com 586 paratletas 13 modalidades e um corpo técnico de 35 profissionais.

A Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu), principal parceira do programa, foi fundada em 2012 e é responsável por diversas ações na captação de recursos e parceiros, assim como na organização de eventos. A Prefeitura de Blumenau investe anualmente mais de R$ 1,5 milhões de Reais no Programa de Paradesporto de Blumenau.

     Assessor de Comunicação: Emerson Jose Geraldo

Foto e Fonte: Prefeitura de Blumenau