Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos
  • Tempo

Sol e calor em Blumenau nesta quarta-feira. Mas o tempo vai mudar. Veja o que diz o AlertaBlu e a Defesa Civil de SC:

Risco de TEMPORAL com rajadas fortes e momentâneas de vento, trovoadas e descargas elétricas a partir do final da tarde devido a formação de um sistema de baixa pressão no Sul do país. A Defesa Civil de SC emitiu um alerta para quinta-feira dia 10/03 pois tem chance de chuva mais intensa com temporais na madrugada e manhã no Litoral e norte de SC (Planalto Norte e Vale do Itajaí), com acumulado médio de chuva de 50 a 80 mm. Pontuais de 100 mm especialmente no Litoral Norte.

Publicado em 09/03/2016 às 07:07


Sol e calor em Blumenau nesta quarta-feira. Mas o tempo vai mudar. Veja o que diz o AlertaBlu e a Defesa Civil de SC:

Risco de TEMPORAL com rajadas fortes e momentâneas de vento, trovoadas e descargas elétricas a partir do final da tarde devido a formação de um sistema de baixa pressão no Sul do país.

Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

 

Dia 09/03/2016 quarta-feiraAlgumas aberturas de sol e temperatura máxima variando de 29 a 31°C em Blumenau. No decorrer da tarde ocorre aumento gradual da cobertura de nuvens devido a formação de um sistema de baixa pressão entre o norte da Argentina e RS. À noite, áreas de instabilidade formadas por este sistema avançam por SC favorecendo a ocorrência de chuva. Em Blumenau, há risco de temporal de forma isolada com rajadas fortes e momentâneas de vento, trovoadas e descargas elétricas. Ventos fracos a moderados de NW a S/SE.

Dia 10/03/2016 quinta-feiraDurante a madrugada permanece a condição para chuva, que ocorre com intensidade moderada acompanhada de algumas trovoadas. No decorrer da manhã a chuva perde intensidade devido ao deslocamento do sistema de baixa pressão para o oceano. No período da tarde, as aberturas de sol favorecem a elevação da temperatura máxima, que oscila entre 30 e 32°C. Devido ao calor e ao giro do sistema no mar, há condições para pancadas isoladas de chuva com algumas trovoadas e descargas elétricas. Temperatura mínima variando de 20 a 22°C e ventos fracos a moderados de W/NW a S/SE.

Dia 11/03/2016 sexta-feiraSol entre variação de nebulosidade e condições para pancadas de chuva a partir da tarde, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) em superfície. Temperatura mínima variando de 20 a 22°C e máximas entre 27 e 29°C. Ventos fracos a moderados de NW a E/SE.

Dia 12/03/2016 e 13/03/2016 sábado e domingoPredomínio de sol tanto no decorrer do sábado devido a um novo sistema de alta pressão que se desloca pelo Sul do país. No domingo, ocorre aumento da nebulosidade a partir da tarde devido ao rápido deslocamento do sistema para o oceano. Temperaturas mínimas oscilando entre 19 e 21°C e máximas entre 29 e 31°C. Ventos fracos a moderados de N/NE a E/SE.

*****

VEJA O ALERTA DA DEFESA CIVIL DE SC:

Chuva intensa em SC entre quarta e quinta-feira !

 

Quarta-feira (09/03), mudança no tempo com chuva moderada a forte e temporais: no Oeste e Sul a partir da madrugada e manhã, nas demais regiões a partir da tarde. À noite, chuva persistente em todo o Estado. Acumulado médio de chuva previsto de 30 a 50 mm.

 

Quinta-feira (10/03), chuva mais intensa com temporais na madrugada e manhã no Litoral e norte de SC (Planalto Norte e Vale do Itajaí), com acumulado médio de chuva de 50 a 80 mm. Pontuais de 100 mm especialmente no Litoral Norte.

 

AVISO DE MAR: Além da chuva, ventos mais intensos estão previstos para o Litoral, entre o fim de quinta e a sexta-feira, com rajadas em torno de 60 a 80km/h em áreas mais afastadas da costa. A altura de onda fica mais elevada com picos de 2,0 a 2,5 m.

 

A chuva intensa e a condição de mar estão associadas à formação de um novo ciclone no litoral Sul do Brasil.

Ressalta-se a importância do acompanhamento dos próximos avisos meteorológicos, pois pode haver mudanças no deslocamento do ciclone.