Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Sindilojas Blumenau lança projeto que busca valorizar e atrair novos negócios para o Centro.

Sebrae/SC e Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau são os parceiros de realização da Trilha do Patrimônio Histórico. O Sindilojas Blumenau, o Sebrae/SC e o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau uniram esforços para estruturar um projeto especial para valorizar os patrimônios históricos e atrativos do Centro, que é a principal […]

Publicado em 26/08/2021 às 01:15


Créditos: Rodrigo Horn Schneider.

Sebrae/SC e Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau são os parceiros de realização da Trilha do Patrimônio Histórico.

O Sindilojas Blumenau, o Sebrae/SC e o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau uniram esforços para estruturar um projeto especial para valorizar os patrimônios históricos e atrativos do Centro, que é a principal região comercial da cidade. A Trilha do Patrimônio vai criar um mapa de atrativos da região, consolidando a marca e o turismo no local, e promover a aproximação de empreendedores, com o objetivo de trazer novos negócios para o local.

“O Centro Histórico de Blumenau precisa estar conectado com os empreendedores, que podem trazer novas oportunidades de negócio sem perder as características da localidade. O turista quer experiência, e nós temos condições de fomentar negócios inovadores. Como entidade, estamos aqui para dar todas as condições para o desenvolvimento da cidade”, ressalta o presidente do Sindilojas Blumenau e vice-presidente da Fecomércio SC, Emílio R. Schramm.

A valorização do patrimônio histórico do Centro da cidade é, também, uma forma de manter vivas as tradições dos colonizadores e ser usada como mote para agregar valor aos empreendimentos ali instalados. “É uma ação com consequências amplas: ganha o empresário que está na região, ganha o patrimônio histórico valorizado e ganha o turismo, que aglutina mais estrutura”, comenta Aloísio Salomon, especialista do Sebrae Vale do Itajaí. A ideia é levar visitantes ao centro, atraídos pelo acervo histórico e pelas memórias e cultura que a região carrega.

O que será feito
Todo o trabalho está sendo desenvolvido por uma equipe experiente, liderada pelo olhar do arquiteto Vladi Roman, especialista em Patrimônio. Um fotógrafo já fez os registros dos patrimônios localizados nas ruas do Centro Histórico de Blumenau. Com o material, será montada a Trilha do Patrimônio, bem como a criação do projeto de marca e design gráfico. Depois disso, os materiais serão trabalhados junto a grupos empreendedores para desenvolver uma iniciativa específica de valorização do Patrimônio.

“Vamos estimular e valorizar o potencial econômico da região, incentivando não só o empreendedorismo, mas também o turismo e a conexão da própria população com o Centro Histórico”, reitera Schramm.

Créditos: Rodrigo Horn Schneider.
Créditos: Rodrigo Horn Schneider.