Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Simulado do Plano de Abandono nas Instituições de Ensino da Rede municipal ocorre nesta quarta-feira
Atividade simulada será desenvolvida nos CEI’s e EBM’s.

A Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau, promove nesta quarta-feira, 27, um simulado do Plano de Abandono em Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal de Blumenau. O Plano de Evacuação ocorre desde 2013 e foi sancionado em […]

Publicado em 26/10/2021 às 05:51


A Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau, promove nesta quarta-feira, 27, um simulado do Plano de Abandono em Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal de Blumenau. O Plano de Evacuação ocorre desde 2013 e foi sancionado em 2019.

No período da manhã o simulado ocorre simultaneamente nos CEI’s, enquanto à tarde a atividade acontece nas escolas, onde eventuais casos emergenciais serão encenados. Haverá um cenário montado na unidade como se o local estivesse enfrentando uma situação de incêndio, havendo a necessidade do abandono imediato das instalações.

Como haverá ações de simulados ocorrendo simultaneamente ao longo do dia em todas as Instituições de Ensino, a Defesa Civil e o 3º BBM estarão presencialmente acompanhando em duas específicas, o CEI Dr. Wilson Gomes Santiago, localizado na Rua Joinville, e no período da tarde a ação acontece na EBM Profª. Hella Altenburg, situada na Rua Plátano. Somente nessas duas instituições, mais de 500 pessoas estarão envolvidas na ação, entre profissionais, professores e estudantes.

Segundo a Defesa Civil, o simulado do Plano de Abandono ocorre anualmente nas Instituições de Ensino do município. “A atividade simulada faz parte do escopo da Sedeci de preparar e capacitar alunos e a comunidade em geral a lidar com situações emergenciais, que necessitem de uma evacuação de modo ordenado e coordenado”, avalia o secretário da pasta, Carlos Olímpio Menestrina.

“Cuidar das pessoas é também prepará-las para lidar com momentos difíceis. E a capacitação através do plano de evacuação tem esse papel. Nossa gestão incentiva e estimula ações simuladas, compartilhando conhecimento técnico com quem pode necessitar. Mais importante do que termos a equipe da Defesa Civil preparada para lidar com adversidades, é levar este conhecimento adiante, preparando a população a como se portar diante de uma situação de risco”, pondera o prefeito Mário Hildebrandt.


Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga