- Diversos
Simulação de incêndio em escola de Blumenau – Plano de Abandono, do programa Viver Bem na Escola, ocorre com sucesso na Escola Christoph Augenstein.
O Plano de Abandono é realizado pelo programa Viver Bem na Escola, da Unimed Blumenau, e conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, SOS Unimed e Defesa Civil. Seu objetivo é promover a prevenção de acidentes no meio escolar, familiar e comunitário. Outra simulação vai acontecer na manhã de sexta-feira, 8, na Escola Júlia Lopes de Almeida. Foto divulgação Unimed.
Publicado em 05/07/2016 às 11:56
Simulação de incêndio em escola de Blumenau – Plano de Abandono, do programa Viver Bem na Escola, ocorre com sucesso na Escola Christoph Augenstein.
Uma simulação de incêndio na biblioteca mobilizou mais de 130 alunos e professores da Escola Christoph Augenstein, no bairro Salto Weissbach, em Blumenau, na manhã desta terça-feira, 5.
O treinamento começou ao som de uma buzina, avisando aos estudantes o início da emergência. Prontamente todos saíram de suas salas, acompanhados dos professores, até um lugar seguro. No mesmo momento a fumaça, produzida por uma máquina, cobria toda a biblioteca. Três alunos atuaram como vítimas fictícias: duas intoxicadas pela fumaça e uma ao cair da escada. Foi então que a diretora acionou os bombeiros, Defesa Civil e SOS Unimed, que em pouco mais de 10 minutos já estavam no pátio da escola.
Mesmo se tratando de uma simulação, Eduardo de Aguiar Kuntz, estudante do 9º ano e uma das vítimas fictícias, comentou que a sensação de ver toda a ocorrência marcou bastante:
“A gente sabe que é de mentira, mas mesmo assim assusta um pouquinho. Acho que é importante fazermos isso, porque numa ocorrência de verdade vamos estar mais preparados.”
O Plano de Abandono é realizado pelo programa Viver Bem na Escola, da Unimed Blumenau, e conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, SOS Unimed e Defesa Civil. Seu objetivo é promover a prevenção de acidentes no meio escolar, familiar e comunitário.
“É importante ressaltar que o processo de abandono tem por finalidade definir papéis para cada integrante da edificação, criando assim um senso de organização que facilitará a desocupação do ambiente escolar evitando o pânico”, explica Miguel Emsters, coordenador do Viver Bem na Escola.
A simulação também ocorreu à tarde, na mesma escola, e na manhã de sexta-feira, 8, na Escola Júlia Lopes de Almeida, integrante do programa. Em caso de chuva a atividade será adiada.