Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

SENAI, UFSC e Simmeb lançam desafio de robótica para estudantes do Vale do Itajaí

ValeEuRobotic faz parte da programação da 10ª Semana da Indústria do Simmmeb, que acontece de 15 a 17 de agosto; inscrições já estão abertas Encontrar soluções inovadoras para as questões de grandes indústrias do Vale do Itajaí e aproximar a academia e o mercado de trabalho. Estes são os objetivos do ValeEurobotic, o novo desafio […]

Publicado em 22/06/2022 às 06:00


ValeEuRobotic faz parte da programação da 10ª Semana da Indústria do Simmmeb, que acontece de 15 a 17 de agosto; inscrições já estão abertas

Encontrar soluções inovadoras para as questões de grandes indústrias do Vale do Itajaí e aproximar a academia e o mercado de trabalho. Estes são os objetivos do ValeEurobotic, o novo desafio de robótica e automação que faz parte da programação da 10ª Semana da Indústria do Simmmeb (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau, Pomerode e Gaspar).

A ação é uma parceria entre o sindicato, o SESI/SENAI de Blumenau e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) para envolver estudantes do ensino fundamental, superior e técnico em situações da indústria. A competição é dividida em duas etapas: Educação Básica e Ensino Técnico e Superior.

Para a gerente executiva do SESI/SENAI/IEL Vale do Itajaí, Silvia De Pieri, os objetivos do desafio se encontram tanto com as necessidades da indústria, quanto com os propósitos das instituições de ensino. “A nossa proposta é tornar os desafios interessantes para os estudantes. Quando iniciamos essa organização a ideia era estimular esses alunos a trabalharem em um projeto e promover o espírito de colaboração, de competição, mas também de solucionador de problemas com desafios reais propostos pelas nossas indústrias”, destacou.

Como participar  

Qualquer estudante de escolas, universidades e cursos técnicos públicos ou privados do Vale do Itajaí pode participar. Na etapa Educação Básica os estudantes vão participar da Competição de Robôs. Podem se inscrever alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e de qualquer ano do ensino médio. As inscrições vão até o dia 15 de julho e devem ser feitas pelo link https://forms.gle/7YNdZtG6ZQ83L9ow9. A competição acontece no dia 16 de agosto.

As equipes devem ter entre dois e quatro integrantes, todos da mesma instituição de ensino, e precisarão solucionar desafios em três categorias: Seguidor de linha LEGO; Seguidor de linha Pro; e LEGO® Sumô.

A etapa Técnico e Superior é focada para estudantes destes dois níveis. As equipes receberão desafios reais da indústria propostos pelas empresas Altona, Selgron e Jung. As inscrições para esta categoria se encerram no dia 30 de junho e podem ser feitas por meio deste link: https://forms.gle/n4pG6jJfjxzGxksKA. A apresentação presencial das soluções acontece no dia 16 de agosto, no Espaço de Educação Maker do Complexo Esportivo do SESI. A divulgação das equipes vencedoras e a premiação acontece no dia 17 de agosto, durante o encerramento da 10ª Semana da Indústria Simmmeb.