Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Semus realiza mutirão de cirurgias pediátricas em parceria com HSA. Nova ação em março deve beneficiar pelo menos outras 20 crianças.

Em dezembro do ano passado, uma parceria entre a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), e o Hospital Santo Antônio, deu início ao projeto de mutirão para Cirurgia Pediátrica (Cipe). Na última terça-feira, 25, oito crianças que necessitavam de tratamento cirúrgico foram atendidas em caráter de internação hospital dia, […]

Publicado em 02/03/2020 às 05:33


Foto: Divulgação.

Em dezembro do ano passado, uma parceria entre a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), e o Hospital Santo Antônio, deu início ao projeto de mutirão para Cirurgia Pediátrica (Cipe). Na última terça-feira, 25, oito crianças que necessitavam de tratamento cirúrgico foram atendidas em caráter de internação hospital dia, ou seja, que não necessita hospitalização prolongada.

As cirurgias pediátricas do mutirão, tais como hernioplastia, postectomia, orquidopexia e correção de hipospadia, foram realizadas no Hospital Santo Antônio. Até o momento, o projeto já beneficiou 32 pacientes infantis.

O mutirão tem por objetivo atender crianças que aguardam cirurgias de média complexidade em caráter de internação hospital dia, e conta com incentivo financeiro do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. A realização de ações como essa é uma estratégia da Semus para reduzir o tempo de espera por procedimentos cirúrgicos em Blumenau e algumas cidades da região.

Atualmente 105 crianças aguardam para serem submetidas a procedimentos cirúrgicos de especialidades diversas, em Blumenau. Dois profissionais médicos operam, em média, 28 pacientes ao mês. A Semus já está programando um novo mutirão de cirurgias pediátricas para março.

Foto: Divulgação.