Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Semudes fortalece atendimento para a população de rua. Além do Amblu, a Semudes abriu mais três abrigos emergenciais para acolher e proteger a saúde da população em situação de rua

A população em situação de rua é considerada grupo de risco do coronavírus (COVID-19) e com a chegada de noites mais frias ficam mais vulneráveis. Para isso, a Abordagem Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) está atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, nos finais de semana e feriados das 10h […]

Publicado em 29/04/2020 às 11:13


Divulgação

A população em situação de rua é considerada grupo de risco do coronavírus (COVID-19) e com a chegada de noites mais frias ficam mais vulneráveis. Para isso, a Abordagem Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) está atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, nos finais de semana e feriados das 10h às 22h. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 99945-9630 ou 3381-6510 e nos dias frios serão entregues cobertores.

Para proteger a saúde destas pessoas em situação de rua, a Semudes abriu mais três abrigos emergenciais, além do Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu). Cerca de 100 pessoas estão em acolhidas considerando as unidades abrigos juntos. Os locais são em parceria com o Grupo Escoteiro Cruzeiro do Sul e Igreja Evangélica Livre (IEL). Estes abrigos foram abertos conforme a necessidade de acolher mais pessoas e respeitando a lotação máxima de cada um.

O outro abrigo emergencial é destinado somente às pessoas em situação de rua que estão em isolamento por suspeita da doença. Nesta unidade os cuidados de higiene e limpeza são dobrados, além do distanciamento entre usuários e equipe.

Mas os usuários que não aderem aos serviços dos abrigos recebem os atendimentos do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP). Eles são atendidos com alimentação, higiene pessoal e atendimentos psicossocial. O Centro POP atende das 7h às 16h e está localizado na Rua Clara Persuhn, 192, bairro Itoupava Seca. O telefone para contato é o 3381-6509.