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Secretaria da Educação faz avaliação institucional com a comunidade escolar em Santa Catarina.

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) lança uma iniciativa para aperfeiçoar os processos de planejamento e gestão. Entre os dias 1 e 7 de julho de 2019, a comunidade escolar irá responder online a Avaliação Institucional na Rede Pública Estadual da Educação Básica, com o objetivo de identificar áreas carentes de adequado […]

Publicado em 27/06/2019 às 02:44


Foto: Divulgação.

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) lança uma iniciativa para aperfeiçoar os processos de planejamento e gestão. Entre os dias 1 e 7 de julho de 2019, a comunidade escolar irá responder online a Avaliação Institucional na Rede Pública Estadual da Educação Básica, com o objetivo de identificar áreas carentes de adequado investimento institucional, o que envolve recursos humanos, materiais e financeiros, para apontar os setores que demandam melhorias.

“Com a participação do que chamamos de aldeia, que inclui nossas escolas e seu entorno, pretendemos conhecer as reais necessidades para planejar investimentos, com base em dados e informações. Esta é uma mostra de nosso zelo com a Educação e com o bom investimento de recursos públicos. A comunidade escolar pode e deve participar por meio do site da SED, mostrando-nos a sua visão sobre a escola”, afirma o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

Voltadas para a dimensão da Ambiência Escolar, 16 questões foram elaboradas para professores, corpo administrativo das escolas, alunos e pais responderem, a partir de quatro eixos: as Políticas Pedagógicas, o Clima Organizacional, a Infraestrutura e a Política de Gestão. Os alunos do ensino fundamental e séries iniciais, do 1º ao 5º ano, responderão o questionário com os familiares.

Resultados servirão para orientar políticas públicas e ações nas escolas

Cada um dos eixos da Avaliação Institucional subdivide-se em indicadores, que permitirão à Secretaria de Educação avaliar semestralmente a percepção da comunidade escolar sobre sua própria unidade. O foco é orientar o melhor planejamento de políticas públicas e ações nas escolas.

 “A Avaliação Institucional desenvolvida está baseada em um conjunto de eixos e indicadores específicos, para fundamentar decisões, dar transparência ao processo e planejar estratégias na Secretaria de Educação”, resume o Diretor de Políticas e Planejamento Educacional da SED, Altir Webber de Mello Neto.

O questionário, que estará disponível a partir do dia 1 de julho na página inicial do site www.sed.sc.gov.br, poderá ser acessado por alunos munidos de número de matrícula, por professores e equipe administrativa com o número do CPF e por pai ou responsável de alunos com o número da matrícula e o CPF que estiver cadastrado junto à escola.

Saiba mais em http://sed.sc.gov.br/informacoes-educacionais/30315-avaliacao-institucional-2019

Informações à imprensa:
Sicilia Vechi.
Júlia Antunes.

Foto: Divulgação.