Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Santa Catarina volta a receber doses da vacina pentavalente.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina recebeu 27 mil doses da vacina pentavalente do Ministério da Saúde, nesta sexta-feira, 10. Os estoques desta vacina estavam comprometidos desde maio de 2019. Com a chegada da nova remessa, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica começa a distribuição das doses para as macroregionais de saúde. Gaspar é atendido pela […]

Publicado em 15/01/2020 às 08:30


Foto: Divulgação.

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina recebeu 27 mil doses da vacina pentavalente do Ministério da Saúde, nesta sexta-feira, 10. Os estoques desta vacina estavam comprometidos desde maio de 2019. Com a chegada da nova remessa, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica começa a distribuição das doses para as macroregionais de saúde. Gaspar é atendido pela macrorregional de Blumenau, responsável pelo Vale e Alto Vale do Itajaí e aguarda a chegada das doses.

   Santa Catarina não recebia um novo lote da vacina pentavalente desde outubro, quando 22 mil doses foram enviadas ao Estado. A previsão é de que os estoques nas unidades de saúde estejam abastecidos com o quantitativo necessário para atender a população até março.

   A dose protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz e garganta). O Calendário Vacinal de Imunização prevê a aplicação de três doses da pentavalente em bebês: aos dois, quatro e seis meses.

   A diretora geral de vigilâncias em saúde, Jicéli Petró, explica que a orientação, até que a situação seja normalizada, é de que os pais e/ou responsáveis procurem a Unidade de Saúde de referência para deixar os dados pessoais da criança. “Assim que a entrega do imuno for normalizada, as equipes de saúde entrarão em contato para agendar a vacinação”, explica.

Mais informações: Secretaria de Saúde – 3703.3700.
Foto: Divulgação.