Notícias de Blumenau | Bom dia! Sexta, 29 março 2024
Pesquisar
Close this search box.
08 ago, 2022

Santa Catarina tem alerta de ciclone e chuva volumosa durante a semana

Destaques

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para a ocorrência de chuva volumosa em Santa Catarina a partir desta terça-feira, 9. A passagem de um ciclone extratropical provocará chuva intensa e volumosa, principalmente na região centro-leste.

Os acumulados podem variar entre 100 e 200 mm em parte do Planalto Sul, Grande Florianópolis, Alto Vale e Médio do Itajaí e Planalto Norte. No Litoral Sul e Litoral Norte, os acumulados podem ultrapassar essa marca. Há risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações.

A atuação do ciclone provoca também ventos com velocidade média de 35 km/h e rajadas que podem variar entre os 70 e 100 km/h. “Entre a tarde e noite de quarta, 10, as rajadas podem ultrapassar 100 km/h nas regiões costeiras da Grande Florianópolis e Litoral Norte”, destaca a meteorologista da Defesa Civil, Elen Pelissaro. “Há risco de ressaca em todo o Litoral até a quarta-feira, com ondulação leste-sudeste e picos de até seis metros”.

Inundações

Devido à previsão de chuva intensa, aliado à precipitação já registrada no último fim de semana, há a possibilidade dos principais rios atingirem níveis de atenção para inundações.

A Gerência de Monitoramento Hidrológico da Defesa Civil emitiu nota alertando que são esperados os maiores volumes (100 a 200mm) para as bacias nas regiões do Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, podendo ocorrer cheias intensificadas nas áreas costeiras por efeito da maré.

“As demais áreas do estado apresentam níveis de observação, com destaque para a região da bacia hidrográfica do rio Uruguai, principalmente no Planalto Sul. Contudo, destaca-se a possibilidade de inundações pontuais em praticamente todas as bacias do estado, sobretudo em córregos, arroios e pequenos rios, em função de chuvas volumosas em curtos intervalos de tempo”, destaca Dyeson Pelinson, gerente de monitoramento hidrológico da Defesa Civil.

Cuidados:

  • Em caso de chuva volumosa e persistente, não dirigir em locais alagados, evitar contato com água e ficar atento a movimentos de terra e inclinação de postes e árvores.
  • Em caso de vendaval, buscar local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
  • Evitar atividades de navegação, pesca e esportes náuticos, ficar atento a estruturas vulneráveis e erosão costeira.

Fabricio Escandiuzzi – Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil – DC

Foto meramente Ilustrativa e arte criação #blogdojaime
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Seletiva do Projeto Hellow premia 100 jovens com curso de programação gratu...

População de Blumenau pode ter atendimento jurídico gratuito na FURB

BRK promove palestra em parceria com a Polícia Militar sobre proteção à mul...

Como o Shopping H se transformará em um prédio inteligente

Últimos Vídeos

Quinta-feira Santa. Dia da instituição da Eucarista, do Sacerdócio,Lava-Pés e o Mandamento do Amor

295 visualizações • 0 dias atrás

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.