Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Samae inicia fase de testes no reservatório Itoupavazinha
Quando em carga, o novo reservatório vai ampliar o sistema de reserva de Blumenau em 3 milhões de litros.

Com a finalização das suas obras de rede e de interligação, nesta semana foi a vez do Reservatório Itoupavazinha entrar na fase de testes. Na última etapa de obras, foram implantados 400 metros de novas tubulações que agora levam a água até o local para os testes de operação e reservação do sistema.Com o início […]

Publicado em 08/12/2021 às 03:13


Com a finalização das suas obras de rede e de interligação, nesta semana foi a vez do Reservatório Itoupavazinha entrar na fase de testes. Na última etapa de obras, foram implantados 400 metros de novas tubulações que agora levam a água até o local para os testes de operação e reservação do sistema.
Com o início dos testes, agora a previsão é que o reservatório entre em operação nos próximos 30 dias. Localizado na Rua Austrália, no bairro Itoupavazinha, o novo reservatório contemplará os moradores dos bairros Itoupavazinha e Itoupava Central e servirá ainda de apoio para todo o sistema RA9, que por sua vez atende os bairros Salto do Norte, Badenfurt, Fortaleza Alta, Fidélis, Itoupavazinha, Testo do Salto e Itoupava Central.
“Estamos trabalhando para finalizar a entrega de todos os novos reservatórios que foram planejados para o município. Juntas, as novas estruturas dos bairros Itoupavazinha, Fortaleza e Caçadores acrescentam 8 milhões de litros de água no sistema de reserva de Blumenau. Aos poucos estamos construindo o que chamamos de segurança hídrica para a nossa população” conta Michael Schneider, Diretor-Presidente do Samae.
“São muitas as obras que estamos finalizando e iniciando pelo Samae. A maior autarquia de toda Santa Catarina é também a responsável por garantir que a água chegue nas torneiras de todos os blumenauenses, por isso a nossa atenção especial. O próximo passo, que caminha paralelo à entrega das estruturas de reservação, será a revitalização das quatro ETA’s da cidade, assim como a ampliação de tratamento da ETA II e a nova captação de água bruta do Rio Itajaí-Açú. São projetos como estes que garantem a qualidade de vida, e consequentemente a saúde da nossa população” finaliza o prefeito Mário Hildebrandt. ProjetoO reservatório Itoupavazinha teve a montagem da sua estrutura iniciada em abril de 2020. As obras de implantação de rede do sistema ficaram paradas por alguns meses por conta de rochas que foram encontradas no percurso da via, onde o Samae fez a última etapa dos trabalhos.
 Para a finalização, uma empresa terceirizada realizou o desmonte de rochas em sistema Pyroblast – que consiste na fragmentação segura, por meio de desmonte a frio, causando o menor impacto possível. Sendo assim, não foi necessária a evacuação da região e nem mesmo o seu isolamento.
 Quanto entregue para a comunidade, o novo reservatório, com capacidade de 3 milhões de litros, deve garantir a regularidade no abastecimento local, atendendo aproximadamente 37 mil habitantes até 2045. Ao todo, o sistema conta com 1,6 km de rede de 400 milímetros para abastecimento e distribuição.