Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

SABORES ALEMÃES CONTEMPORÂNEOS RENOVAM O CARDÁPIO DO 14º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE POMERODE.  Os preparativos para o festival iniciaram em fevereiro para a realização do evento no período de 4 a 15 de julho.

14º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE POMERODE – A NOVA COZINHA ALEMÃ Período: 4 a 15 de julho Segunda a quarta-feira – 18h às 23h Quinta a sábado – 18h às 24h Domingo – 11h às 16h Local: Parque Municipal de Eventos de Pomerode – Av. 21 de Janeiro, 2.700 – Pomerode/SC Valor entrada: Segunda a quarta - Gratuita | Quinta a domingo - R$10,00 Veja a programação completa aqui...

Publicado em 29/06/2018 às 11:06


SABORES ALEMÃES CONTEMPORÂNEOS RENOVAM O CARDÁPIO DO 14º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE POMERODE.  Os preparativos para o festival iniciaram em fevereiro para a realização do evento no período de 4 a 15 de julho.

Foto #BlogdoJaime.

 

Os preparativos para o festival iniciaram em fevereiro para a realização do evento no período de 4 a 15 de julho.

Consagrado há 13 anos pelos pratos tradicionais da cozinha alemã, o Festival Gastronômico de Pomerode inova em sua 14º edição, com o tema “A Nova Cozinha Alemã”. O desenvolvimento do cardápio levou vários meses e envolveu profissionais dos mais de 20 restaurantes e produtores de alimentos participantes. Além de influências trazidas de viagens à Alemanha e muita pesquisa, o trabalho contou com vários treinamentos e workshops ministrados pelo chef Rodrigo Martins, consultor de diversos restaurantes renomados Brasil afora. Essas capacitações fazem parte do projeto Pomerode Experience, uma parceria da Associação Visite Pomerode com o Sebrae/SC.

 

A proposta é oferecer aos visitantes o sabor da gastronomia alemã com toques da culinária moderna. Um dos restaurantes, por exemplo, oferece uma releitura do tradicional marreco assado, que vira recheio de Klössen (massa alemã parecida com gnocchi), servido em cama de repolho roxo e purê de maçã. Outro restaurante traz a tilápia, peixe tradicional no Vale Europeu, grelhada com gergelim ao molho Witbier e raspas de laranja.  Os laticínios fabricados em Pomerode também fazem parte dos pratos desenvolvidos, como no Camembert empanado e frito, acompanhado de salada de folhas e flores comestíveis e molho de mostarda e mel, servido com pão artesanal integral.  

 

Além das muitas opções mais modernas, este ano o festival também terá pratos, sobremesas e sucos naturais para os visitantes com restrições alimentares. Mas, quem prefere os pratos tradicionais da cozinha alemã não precisa se preocupar: Eisbein, Schnitzel e todos os outros clássicos continuam no cardápio. 

 

Segundo Eliana Czaschke, diretora da Associação Visite Pomerode, organizadora do evento, a experiência gastronômica não se resume ao preparo das receitas. “Temos toda uma preocupação com a apresentação dos pratos, e somos uma exceção dentre os festivais por servirmos em pratos de porcelana, talheres e cálices de verdade, em mesas bem postas com toalhas e com um serviço de garçons e limpeza sempre muito atento. Além disso, temos cuidado para criar um ambiente aconchegante, com música em volume baixo, iluminação intimista e aquecedores para quebrar o friozinho, pois tudo isso faz parte do prazer à mesa”, explica Eliana.

 

O 14º Festival Gastronômico de Pomerode será realizado de 4 a 15 de julho, no Parque de Eventos do município. A diretora da Avip ressalta que o Festival é muito esperado tanto por visitantes quanto por moradores locais. “O pomerodense aproveita um evento tão charmoso acontecendo do lado de casa, os turistas encaixam a programação nas férias escolares, e para a economia local o evento também é muito positivo, não somente pelo fluxo de visitantes mas também como oportunidade para aprendizado e desenvolvimento. Nos dedicamos para que a cada ano o evento fique ainda melhor, e todos se sintam bem recebidos. Para nós é um prazer mostrar Pomerode dessa forma especial e reforçar nossas raízes com o passar dos anos”, finaliza Eliana. 

                                                                                             PROGRAMAÇÃO CULTURAL É PARTE DO 14º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE POMERODE

Além do cardápio especial com o tema “A Nova Cozinha Alemã”, o Festival Gastronômico de Pomerode destaca atrações locais para o público

Conhecida como “cidade mais alemã do Brasil”, Pomerode vem se consolidando com o passar dos anos na realização de eventos que atraem turistas de todo o Brasil, promovendo principalmente produções culturais e gastronômicas. As iniciativas buscam valorizar as tradições vindas das raízes alemãs, além dos produtos locais e o trabalho dos pomerodenses. E um dos eventos mais tradicionais da cidade, o Festival Gastronômico de Pomerode, já tem data marcada: sua 14a. edição ocorre no período de 4 a 15 de julho.

O festival acontece na temporada sulista de inverno, e é ambientado de forma bem diferente de outros festivais gastronômicos. Contando com garçons nas mesas, equipe de limpeza, pratos de porcelana, talheres e cálices de verdade, além de iluminação intimista e música ambiente em volume baixo, o evento se propõe a trazer um clima de charme, com uma atmosfera que mais lembra um bom restaurante do que um grande evento.

A diretora da Fundação Cultural, Ivone Lemke, responsável pelas apresentações artísticas, explica que o Festival é uma oportunidade para conhecer a cultura local de forma ampla. “Além de toda a riqueza da gastronomia, sempre trazendo novidades, o evento agrega atrações culturais e produtos típicos locais, tudo em um só lugar. Quem já veio uma vez, sempre volta. Quem vem pela primeira vez, quer voltar nas próximas edições”, afirma.

Além do cardápio especial com o tema “A Nova Cozinha Alemã”, o Festival Gastronômico de Pomerode também oferece ao público apresentações musicais de artistas locais e também apresentações dos grupos folclóricos Lustige Senioren, Alpino Germânico, Edelweiss, Pomerano e Alpen Bach.

Para saber mais sobre a programação da 14º edição do Festival Gastronômico de Pomerode, acesse www.pomerode.com.br .

A NOVA COZINHA ALEMÃ É TEMA DO 14º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE POMERODE


Realizado há 14 anos o evento reúne público de todas as idades para aproveitar a boa gastronomia em um ambiente aconchegante

Com o inverno se aproximando, Pomerode se prepara para organizar um dos eventos mais charmosos de Santa Catarina. Neste ano, o Festival Gastronômico de Pomerode ocorre no período de 4 a 15 de julho, no Parque Municipal de Eventos da cidade mais alemã do Brasil. Com mais de 20 restaurantes e produtores participantes, atrai visitantes de toda a região Sul e Sudeste.

A cada ano é explorado um tema diferente nos pratos e na ambientação e, para esta edição, a temática é “A Nova Cozinha Alemã”. Eliana Czaschke, diretora da Associação Visite Pomerode, entidade organizadora do evento, explica “Queremos mostrar um pouco das tendências mais atuais dos restaurantes da Alemanha, com pratos mais leves, formas de preparo que valorizam os ingredientes e combinações diferentes”. Aqueles que gostam da culinária mais tradicional também  terão lugar no festival, “além das receitas mais modernas, é claro que os clássicos da culinária pomerodense também terão lugar no cardápio. E também há opções para aqueles que não consomem glúten, lactose ou produtos de origem animal”, ressalta Eliana.

Para o desenvolvimento dos novos pratos, os restaurantes de Pomerode e a organização do evento dedicaram meses de trabalho. “Além das inspirações buscadas em viagens à Alemanha e a criatividade dos nossos chefs, tivemos diversos workshops ministrados por chefs de renome nacional, com a proposta de oferecer nos pratos uma verdadeira experiência sensorial”, explica a diretora da Avip.

A decoração do evento também está sendo redesenhada, para refletir o tema mais moderno, mas sem perder a atmosfera aconchegante. Para Ivone Lemke, diretora da Fundação Cultural de Pomerode e uma das responsáveis pela decoração, o ambiente é um dos grandes diferenciais. “Apesar de ser um evento amplo, conseguimos sempre criar o aconchego de um pequeno bistrô. Detalhes como garçons servindo na mesa, aquecedores para quebrar o friozinho, toalhas, talheres e taças de verdade, música em volume baixo e iluminação intimista são cuidados que nenhum outro evento desse tipo oferece”, explica.

O festival é voltado para o público adulto, mas a frequência é sempre bem eclética. “Como é tranquilo e seguro, e todo mundo gosta de comer bem em um ambiente agradável, temos sempre pessoas de todas as idades. Além dos casais e grupos de amigos, é muito comum vermos três gerações de uma mesma família sentadas juntas em uma mesa”, observa Ivone.

Do ponto de vista econômico, o evento também é importante para a cidade. Peter Volkmann, presidente da Associação Empresarial de Pomerode, comenta que “Além da importância para o nosso segmento turístico, que a cada ano se desenvolve mais, o festival envolve bem mais do que os restaurantes. Pomerode produz muitos dos ingredientes e produtos oferecidos no evento, e os embutidos, chopps e cervejas, laticínios, chocolates, porcelanas, cristais, conservas e muitos outros itens são feitos aqui. Isso contribui para que uma cadeia muito mais ampla seja movimentada economicamente” finaliza Volkmann.

 

SERVIÇO:

14º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE POMERODE – A NOVA COZINHA ALEMÃ

Período: 4 a 15 de julho

Segunda a quarta-feira – 18h às 23h

Quinta a sábado – 18h às 24h

Domingo – 11h às 16h

Local: Parque Municipal de Eventos de Pomerode – Av. 21 de Janeiro, 2.700 – Pomerode/SC

Coloque na agenda: 04 a 15 de julho
📍 Avenida 21 de Janeiro, Nº 2700, centro de Pomerode
👉 Escolha sua pousada: www.pomerode.com.br
💵 Valor entrada: Segunda a quarta – Gratuita | Quinta a domingo – R$10,00