Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Rotaract Club de Blumenau promove segunda edição de corrida beneficente em prol da erradicação global da Pólio

Rotaract Club de Blumenau O Rotaract Club de Blumenau é uma organização de jovens, que promove o bem estar da comunidade, por meio do desenvolvimento da liderança e companheirismo. Em Blumenau, este clube atua desde 1975 promovendo diversas ações e projetos como o Speed Solidário, iniciativa consolidada na cidade que colabora com instituições carentes através da […]

Publicado em 12/03/2020 às 08:49


Rotaract Club de Blumenau

O Rotaract Club de Blumenau é uma organização de jovens, que promove o bem estar da comunidade, por meio do desenvolvimento da liderança e companheirismo. Em Blumenau, este clube atua desde 1975 promovendo diversas ações e projetos como o Speed Solidário, iniciativa consolidada na cidade que colabora com instituições carentes através da venda de hambúrgueres.

O Rotaract é um programa do Rotary International, uma das maiores organizações humanitárias não-governamentais do mundo. Ao longo dos anos, com seus inúmeros projetos dedicados à sociedade, conquistou uma cadeira na tomada de decisões da ONU (Organização das Nações Unidas), ganhando mais força e reconhecimento pelos seus projetos.

2ª Polio Run de Blumenau

Após uma primeira edição de sucesso que resultou em uma doação ao programa End Polio Now de quase R$11.000, Blumenau receberá a 2ª Polio Run, uma corrida beneficente em prol à erradicação da Poliomielite. Este ano programada para o dia 29 de Março, os participantes da Polio Run poderão escolher entre caminhar 3 km ou correr por 5 km ou 10 km.

O evento terá novamente todo seu lucro revertido para o End Polio Now, maior projeto mundial atuante na erradicação da Poliomielite. Campanhas de imunização em larga escala  serão realizadas em 60 países com situação de alto risco até que a Polio seja erradicada mundialmente.

A atual presidente do Rotaract Club de Blumenau, Viviane Velho Kirchner, falou um pouco sobre a importância dessa iniciativa para a cidade e para o mundo: “Temos um papel social muito importante em impedir que essas doenças endêmicas que matavam milhares no passado, retornem aos dias de hoje. A Polio Run foi uma maneira que encontramos de fazer com que cada cidadão blumenauense possa contribuir com essa luta”.

Polio

A poliomielite, doença deformadora e por vezes fatal, invade o sistema nervoso através de um vírus e pode causar paralisia principalmente em crianças menores de cinco anos. Apesar de não haver cura para a doença, ela pode ser evitada através da vacinação. Existem apenas três países onde a doença é endêmica: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Em 2018 foram confirmados somente 33 casos de pólio no mundo, refletindo uma redução de mais de 99,9% desde a década de 1980, quando ocorriam por volta de 1.000 casos por dia.


End Polio Now

A doença ainda pode ressurgir com 200.000 novos casos por ano na próxima década, mundialmente, colocando em risco todas as crianças . O Rotary International e seus parceiros lançaram a Iniciativa global de Erradicação da pólio há cerca de 30 anos, desde então a incidência de poliomielite caiu em menos de 0,01%, passando de aproximadamente 350.000 casos anuais para apenas 33 em 2018. Para manter este progresso e proteger todas as crianças contra a doença, o Rotary International se comprometeu em arrecadar anualmente US$50 milhões, durante os próximos três anos, para a causa. Ainda, a Fundação Bill e Melinda Gates dobra todo esse valor.