Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Rio está baixando mas Defesa Civil de Blumenau segue em alerta.

Secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, reiterou que o município está preparado para fornecer rápidas respostas à população. "Através do AlertaBlu e do Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops), temos todos os subsídios necessários para tomarmos as melhores decisões e agirmos com tranquilidade e responsabilidade". De acordo com as últimas previsões, o tempo ficará mais estável até domingo, dia 4, quando devem chegar novas áreas de instabilidade que aumentam a possibilidade de novas chuvas.

Publicado em 02/06/2017 às 10:19


Rio está baixando mas Defesa Civil de Blumenau segue em alerta.

Embora as massas chuvosas tenham se afastado momentaneamente do município, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), continuará monitorando as condições metereológicas e as projeções do nível do Rio Itajaí-Açu, que começou a baixar de modo gradual. Desde que atingiu o pico de 8,71 metros, às 7h, o nível já baixou cerca de 80 centímetros.

 

Com a melhora do panorama climático, a Prefeitura determinou nesta quinta-feira, dia 1º de junho, a desmobilização dos abrigos localizados na Igreja Evangélica Livre de Blumenau, no bairro Itoupava Norte, e na Paróquia Luterana da Velha, ativados em caráter preventivo para atender possíveis desabrigados, o que não ocorreu.

 

Desde a última sexta-feira, dia 26 de maio, a Defesa Civil registrou um total de 147 ocorrências, todas sem maior gravidade. Segundo dados do AlertaBlu, este último mês choveu 288 mm em todo município, índice muito superior aos 104 mm da média histórica para o período.

 

O prefeito Napoleão Bernardes destacou que, apesar das chuvas volumosas, nada de mais grave ocorreu em Blumenau. “Gostaria de parabenizar as equipes da Defesa Civil, do Ceops e Alertablu pelo compromisso com o bem-estar social e pela rápida mobilização. Agradeço, em especial, aos cidadãos e às associações que apoiaram a execução dos trabalhos e foram fundamentais para que o problema fosse minimizado”.

 

Já o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, reiterou que o município está preparado para fornecer rápidas respostas à população. “Através do AlertaBlu e do Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops), temos todos os subsídios necessários para tomarmos as melhores decisões e agirmos com tranquilidade e responsabilidade”.

 

De acordo com as últimas previsões, o tempo ficará mais estável até domingo, dia 4, quando devem chegar novas áreas de instabilidade que aumentam a possibilidade de novas chuvas.

 

Assessor de comunicação: Felipe Elias