Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Restauração vai ampliar o espaço do Museu Fritz Müller em Blumenau.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) deve entrar em breve com a ação de desapropriação do terreno situado ao lado do Museu Fritz Müller, na Rua Itajaí, 2.195, no bairro Vorstadt. A ação, em comemoração ao período de junho, considerado o mês do meio ambiente, integra uma das etapas que estão sendo efetivadas pela Fundação para a restauração do museu, que completou na última semana, 71 anos de existência. A ação de desapropriação também atende ao decreto assinado no início de junho pelo Prefeito Napoleão Bernardes, que declara o terreno, estimado em cerca de R$ 140 mil, em área de utilidade pública do município. Com isso, a Faema projeta mais um avanço rumo à restauração do local, que deverá ter sua área ampliada, passando dos atuais cinco mil metros quadrados para mais de seis mil metros quadrados, incluindo os mil metros quadrados de área do terreno ao lado. Foto de Eraldo Schneider.

Publicado em 20/06/2017 às 11:23


Restauração vai ampliar o espaço do Museu Fritz Müller em Blumenau.

Foto Eraldo Schneider

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) deve entrar em breve com a ação de desapropriação do terreno situado ao lado do Museu Fritz Müller, na Rua Itajaí, 2.195, no bairro Vorstadt. A ação, em comemoração ao período de junho, considerado o mês do meio ambiente, integra uma das etapas que estão sendo efetivadas pela Fundação para a restauração do museu, que completou na última semana, 71 anos de existência.

 

A ação de desapropriação também atende ao decreto assinado no início de junho pelo Prefeito Napoleão Bernardes, que declara o terreno, estimado em cerca de R$ 140 mil, em área de utilidade pública do município. Com isso, a Faema projeta mais um avanço rumo à restauração do local, que deverá ter sua área ampliada, passando dos atuais cinco mil metros quadrados para mais de seis mil metros quadrados, incluindo os mil metros quadrados de área do terreno ao lado.

 

Segundo o presidente da Faema, Alexandre Baumgratz, o decreto de utilidade pública representa a garantia de que o Executivo está tomando as providências para que o projeto de restauração se torne realidade.  “Tanto o decreto quanto a ação de desapropriação do terreno, que garante a preservação do entorno, é um marco importante para a preservação da história da casa Fritz Müller”, diz. “A restauração do museu traz um enorme ganho cultural à cidade, além da sua importância ambiental e do atrativo turístico”, reforça.

 

Entre outros avanços, a Faema também concluiu o processo necessário para a contratação da empresa que ficará responsável pelas obras de restauração do museu. A proposta da fundação é fazer uma completa reestruturação do local ainda neste ano. Para isso, os recursos para as significativas benfeitorias serão provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente, incluindo o capital destinado para a ação de desapropriação do terreno ao lado.

 

Museu

A completa restauração do Museu Fritz Müller para a Faema também representa as expectativas de comemoração ao nascimento do Dr. Fritz Müller, que completa 200 anos em 2022. Fundado em 1936, o local é resultado da necessidade de manter viva a memória e o trabalho de Fritz Müller. Abriga itens como insetos, animais taxidermizados, animais conservados em meio líquido, fósseis, ossos, peles, minerais, além de pertences do biólogo e de sua família. O local é administrado Faema.

 

Assessor de Comunicação: Joni César