Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Programa voltado aos idosos em Blumenau é reconhecido pelo Ministério da Cidadania

A cidade de Blumenau foi reconhecida novamente por suas ações desenvolvidas em prol da terceira idade. A premiação foi conquistada no Mapeamento de Boas Práticas em Ações Voltadas para a Melhoria da Qualidade de Vida da População Idosa, promovido pelo Ministério da Cidadania. O município obteve destaque no eixo de Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana, […]

Publicado em 03/03/2020 às 10:24


foto: divulgação

A cidade de Blumenau foi reconhecida novamente por suas ações desenvolvidas em prol da terceira idade. A premiação foi conquistada no Mapeamento de Boas Práticas em Ações Voltadas para a Melhoria da Qualidade de Vida da População Idosa, promovido pelo Ministério da Cidadania. O município obteve destaque no eixo de Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana, com a implementação do Cartão de Acesso Gratuito pela porta dianteira dos ônibus – Cartão Melhor Idade.

A iniciativa teve apoio da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e contou com 177 experiências inscritas, de 124 cidades de todo o Brasil. Todas as experiências foram avaliadas por um comitê composto por representantes do Ministério da Cidadania; Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e Ministério da Saúde,  além da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). O objetivo do mapeamento é aproximar o governo federal dos municípios e conhecer as ações desenvolvidas pelo Brasil.

Devido a indicação de Blumenau, a cidade receberá nos dias 5 e 6 de março, uma visita técnica do consultor da Unesco, Paulo Medeiros. Em sua agenda estão conversas com os idosos, prefeito Mário Hildebrandt, secretário da Seterb, Éder Boron e a secretária da Família (Pró-família), Cristiane Loureiro, coordenadora municipal do Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

Na oportunidade, o representante da Unesco vai conhecer o projeto in loco e a partir das observações, um livro será produzido. No material serão dispostas todas as práticas reconhecidas e desenvolvidas em prol da terceira idade. O projeto Cartão Melhor Idade foi inscrito junto ao Ministério da Cidadania pelo diretor de Transportes da Seterb, Lairto Leite

Cartão Melhor Idade
O Cartão Melhor Idade tem o objetivo de beneficiar os idosos que utilizam o transporte coletivo de Blumenau.  É ele que irá auxiliar a administração pública a pensar em políticas públicas e ações voltadas a esta parcela de usuário. Além disso, a medida busca evitar fraudes, trazer mais segurança aos idosos e dar um tratamento igualitário com dignidade aos usuários. A iniciativa ainda busca fornecer dados estatísticos para a Seterb, com informações sobre o número de pessoas acima de 65 anos que utilizam o transporte coletivo e suas variáveis.

Fonte e foto: Prefeitura de Blumenau