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Procon orienta sobre troca de presentes no fim de ano

O Procon de Santa Catarina dá algumas dicas para garantir a devolução de produtos sem transtornos. O primeiro passo é o consumidor perguntar ao lojista na hora da compra se há possibilidade de trocas, principalmente no caso de roupas e calçados. O estabelecimento só é obrigado a efetuar a troca em caso de defeitos e […]

Publicado em 26/12/2019 às 08:24


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O Procon de Santa Catarina dá algumas dicas para garantir a devolução de produtos sem transtornos. O primeiro passo é o consumidor perguntar ao lojista na hora da compra se há possibilidade de trocas, principalmente no caso de roupas e calçados. O estabelecimento só é obrigado a efetuar a troca em caso de defeitos e terá um prazo de até 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para os duráveis. Produtos com defeito e na garantia devem ser encaminhados para assistência técnica, com um prazo de até 30 dias para trocar ou consertar o aparelho. Caso contrário, o cliente tem direito ao dinheiro de volta. Já em compras por telefone ou pela internet, o consumidor tem o direito ao arrependimento.

Procure o Procon em caso de problemas

Caso o cliente tenha alguma dificuldade para troca de produtos ou receba uma cobrança indevida, deve procurar o Procon. O órgão funcionará em regime de plantão entre o Natal e Ano Novo. Para tirar dúvidas ou relatar problemas, o cidadão pode ligar para o número 151 ou procurar o Procon do seu município. Entre os dias 26 e 28 de dezembro, o Procon funcionará das 13h às 19h, principalmente para atendimentos referentes à garantia e troca de presentes de Natal. Já nos dias 29, 30 e 31 de dezembro não haverá atendimento. As atividades retornam no dia 2 de janeiro.