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Procon fiscaliza vendas no comércio no período da Black Friday

O Procon de Blumenau inicia nesta semana uma fiscalização nos estabelecimentos comerciais em função do período da Black Friday. A medida atende garantir os direitos dos consumidores, além de verificar se a política de venda dos estabelecimentos está de acordo com as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Entre outros itens, o órgão […]

Publicado em 26/11/2020 às 12:06


O Procon de Blumenau inicia nesta semana uma fiscalização nos estabelecimentos comerciais em função do período da Black Friday. A medida atende garantir os direitos dos consumidores, além de verificar se a política de venda dos estabelecimentos está de acordo com as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Entre outros itens, o órgão de defesa vai verificar se os estabelecimentos estão cumprindo com as promoções da Black Friday ofertadas à venda aos consumidores. Além disso, a fiscalização ainda vai atentar para outros itens apontados pelo CDC, que determina a disposição dos preços nos produtos, garantia e também o direito do consumidor de receber a nota fiscal de compra.

O Procon de Blumenau também orienta os consumidores que as compras realizadas durante a Black Friday devem receber atenção especial, já que os estabelecimentos aproveitam este período de promoções com o objetivo de atrair mais consumidores. Por isso, o órgão de defesa orienta sobre a importância de analisar a marca e a qualidade do produto, bem como conferir a garantia e se possível testar o produto, no caso de eletrodomésticos, na própria loja.

Nas compras on-line, o consumidor deve analisar se o preço realmente compensa e incluir também o frete. Se possível, conferir as ofertas anunciadas na internet no site oficial do vendedor para evitar fraudes. O Procon também reforça que nas compras pela internet, o consumidor tem um prazo de 7 dias para devolver o produto, independente do motivo, seja arrependimento ou irregularidades encontradas.

Em caso de práticas de preços abusivas, ou mesmo quando as vendas não estejam sendo realizadas de acordo com as normas do CDC, os consumidores podem fazer denúncia ao Procon pelo telefone 3381-6370 ou via WhatsApp do Consumidor pelo número 47 99920-0083. No caso de denuncia presencial, é importante levar, além da nota fiscal ou cupom, comprovante de residência. O órgão de defesa atende das 9h às 16h, na Avenida Presidente Castelo Branco (Beira Rio), 1.242, no Centro.

Por fim, quem necessitar do atendimento presencial para abertura de sua reclamação, informamos que o Procon está trabalhando com a modalidade de agendamento, através do WhatsApp do Consumidor.

Confira algumas dicas do Procon no período Black Friday

  • Compre o produto somente se você necessita
  • Fique atento à marca e qualidade do produto
  • Exija a nota fiscal de compra do produto
  • Consulte se há reclamações contra a empresa que está vendendo o produto
  • Nas compras on-line verifique se o preço realmente compensa, incluindo o frete
  • Visite o site oficial da loja na internet para evitar golpes
  • Lembre-se: compras pela internet podem ser canceladas ou o produto devolvido no prazo de 7 dias