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Procon de Blumenau lança o Sistema Web Reclamação Online.

Nova plataforma facilita ainda mais o registro de reclamações pelos consumidores. Objetivo é de permitir aos consumidores o registro de reclamações contra fornecedores do município e de outras cidades pela internet. A plataforma pode ser acessada na página principal do site da Prefeitura em serviços e também pelo próprio site do Procon. http://www.blumenau.sc.gov.br/governo/procon Foto: Eraldo Schnaider.

Publicado em 16/03/2018 às 08:00


Procon de Blumenau lança o Sistema Web Reclamação Online.
Nova plataforma facilita ainda mais o registro de reclamações pelos consumidores.

Foto: Eraldo Schnaider

Nesta quinta-feira, dia 15, começou a funcionar em caráter de teste o Sistema Web Reclamação Online. Trata-se da mais nova ferramenta do Procon de Blumenau com o objetivo de permitir aos consumidores o registro de reclamações contra fornecedores do município e de outras cidades pela internet.

A iniciativa, lançada em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, traz mais comodidade à população, além de agilizar os trabalhos em defesa do consumidor. A plataforma pode ser acessada na página principal do site da Prefeitura em serviços e também pelo próprio site do Procon.

http://www.blumenau.sc.gov.br/governo/procon

O Sistema Web Reclamação Online permite aos consumidores, após o registro da reclamação, contato via chat com os fornecedores que estão credenciados no sistema. Além disso, o prazo para o retorno da solicitação por parte do fornecedor reclamado é de 10 dias. Para o coordenador do Procon, Cézar Cim, o sistema amplia o atendimento e traz facilidade à população. “O consumidor agora poderá reclamar de sua casa, do trabalho ou de onde ele estiver”, diz.

Para os casos nos quais é preciso comparecer na sede do órgão, a notificação será enviada via e-mail. O Procon também disponibilizou na página principal do sistema o número do WhatsApp do Consumidor, que funciona pelo número 99920-0083. O objetivo é reforçar a ferramenta como apoio para tirar dúvidas, incluindo àquelas pessoas que estão com problemas de acesso ao sistema.

Passo a passo
Na página principal do sistema, o consumidor deve fazer o seu cadastro com o nome, CPF e número de RG, além de outras informações. Também é possível informar números de telefone, selecionando um deles como opção de contato via WhatsApp. Finalizada esta etapa, o consumidor é orientado a informar o fornecedor reclamado.

Caso o fornecedor não esteja ainda credenciado no sistema, o consumidor deve preencher as informações. Para isso, é necessário consultar os dados apresentados na nota fiscal fornecida junto com o produto ou serviço, colocando o nome do fornecedor, CNPJ, endereço e telefone de contato.

O próximo passo é informar a reclamação e o pedido. O consumidor deve anexar cópia digitalizada do seu documento com foto, além de nota fiscal, termo de garantia e também do produto ou serviço em arquivo pdf. O sistema vai gerar um protocolo de registro para o consumidor, que poderá ser usado para verificar o andamento do processo.

 

Assessor de comunicação: Joni César