Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Prefeitura será transferida simbolicamente para a Fundação Cultural. Secretários municipais despacham nesta quinta-feira, dia 25 de julho, na Fundação Cultural de Blumenau.

O prédio da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) servirá de sede simbólica para a administração municipal nesta quinta-feira, dia 25 de julho. No dia dos 195 anos da Imigração Alemã no Brasil, às 9h, o prefeito Mário Hildebrandt e os secretários municipais estarão no local para atos administrativos. Na data, será entregue o painel em […]

Publicado em 23/07/2019 às 05:46


Foto: Divulgação.

O prédio da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) servirá de sede simbólica para a administração municipal nesta quinta-feira, dia 25 de julho. No dia dos 195 anos da Imigração Alemã no Brasil, às 9h, o prefeito Mário Hildebrandt e os secretários municipais estarão no local para atos administrativos. Na data, será entregue o painel em Bauernmalerei elaborado pelo artista Oberdam Eltz na parede externa da sede da Banda Municipal. A técnica usada na obra foi inventada por agricultores no período pós-guerra medieval e, em Blumenau, sua produção foi viabilizada pela Fundação e apoiadores culturais.

Na ocasião, o prefeito também fará a assinatura de convênio com a Fundação Catarinense de Cultura para a digitalização e colocação de suporte online de jornais e documentos que estão no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. Está prevista a entrega de certificados para os Amigos da Cultura, a posse do novo conselho municipal de política cultural entre outras ações.

A transferência simbólica da administração municipal para a Fundação Cultural já é uma tradição desde 2017 (Lei Nº 8416, de 3 de maio). Desde então, sempre no dia 25 de julho o chefe do Executivo despacha no antigo Paço Municipal localizado na Rua XV de Novembro, 161. A antiga sede da colônia abriga atualmente salas de exposições artísticas, teatro, cinema e ambientes para shows musicais. Construído em 1875, o prédio foi projetado pelo arquiteto Henrique Krohberger e ampliado em 1918.

Depois de ser totalmente remodelado em 1939, o prédio foi inaugurado oficialmente no dia 20 de abril de 1940, quando passou a abrigar o Arquivo Municipal, o Fórum, a Delegacia Regional de Polícia entre outras repartições municipais e estaduais. No ano de 1958, ocorreu um incêndio, que destruiu parcialmente a estrutura do imóvel. A atual sede da FCBlu abrigou a Prefeitura até 1982, quando no dia 2 de setembro daquele foi entregue ao Executivo a construção no estilo enxaimel na Praça Victor Konder, 2, Centro.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Foto: Divulgação.