Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Prefeitura e IGP renovam acordo para emissão de carteiras de identidade.

Serviço continuará sendo prestado pelas Praças do Cidadão, agora totalmente informatizado. Nesta terça-feira, dia 31, a Prefeitura de Blumenau renovou por mais cinco anos o acordo de cooperação técnica com o Instituto Geral de Perícias (IGP) para continuar realizando a emissão de carteiras de identidade nas Praça do Cidadão Norte e da Vila Itoupava e […]

Publicado em 01/09/2021 às 01:00


Foto: Marcelo Martins

Serviço continuará sendo prestado pelas Praças do Cidadão, agora totalmente informatizado.

Nesta terça-feira, dia 31, a Prefeitura de Blumenau renovou por mais cinco anos o acordo de cooperação técnica com o Instituto Geral de Perícias (IGP) para continuar realizando a emissão de carteiras de identidade nas Praça do Cidadão Norte e da Vila Itoupava e na Intendência do Garcia. O serviço é prestado desde 2017 como forma de descentralizar o atendimento e facilitar o acesso da população.

Além disso, o atendimento passará a ser todo informatizado, o que resultará em mais agilidade na confecção dos documentos. As fotografias serão feitas na própria praça e a captação das digitais será pelo sistema de biometria. “Nossa meta é que todos os serviços das Praças do Cidadão sejam digitalizados. Nesse sentido, a parceria com o IGP caminha junto conosco, possibilitando ao cidadão um serviço ágil e econômico – tendo em vista que ele não precisará mais se preocupar em pagar por uma foto 3×4, por exemplo. Possuir a carteira de identidade é um direito básico que garante a cidadania às pessoas e quanto mais facilitarmos esse processo, mais pessoas serão beneficiadas”, observou o prefeito Mário Hildebrandt.

De acordo com o secretário de Administração, Anderson Rosa, a informatização do serviço nas praças está em fase de implementação. “Estamos aguardando os novos equipamentos e as equipes ainda passarão por treinamento para que em breve possamos oferecer o novo atendimento à população”, afirma.

Atualmente, as pessoas que necessitam de documento de identificação são atendidas mediante agendamento. Na Intendência do Garcia, pode-se enviar e-mail para intendencia.garcia@blumenau.sc.gov.br , ou ligar para o telefone 3381-7498 das 8h às 12h e das 13h às 17h. Na Praça do Cidadão da Vila Itoupava, o atendimento ocorre das 8h às 17h e o agendamento pode ser feito pelo e-mail pracavila@blumenau.sc.gov.br, ou pelo telefone 3381-6482. Na Praça Norte o agendamento pode ser feito pelo e-mail pracanorte@blumenau.sc.gov.br ou no telefone 3341-4735, das 8h às 19h.

Para a confecção da identidade é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento, duas fotos 3×4 recentes, comprovante de residência e CPF.

Fonte: Prefeitura de Blumenau.