Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Prefeitura de Blumenau aciona Grupo de Ações Coordenadas (Grac). O rio deve chegar a 7,50m às 22h e pode passar de pouco mais de 8m durante a madrugada desta sexta-feira, dia 22.

Na tarde desta quinta-feira, dia 21, a Prefeitura de Blumenau realizou uma coletiva de imprensa on-line, para informar o acionamento do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) e as previsões de chuva e nível do Rio Itajaí-Açu para as próximas horas. Segundo dados da Defesa Civil, o rio deve chegar a 7,50m às 22h e pode […]

Publicado em 21/01/2021 às 07:00


Na tarde desta quinta-feira, dia 21, a Prefeitura de Blumenau realizou uma coletiva de imprensa on-line, para informar o acionamento do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) e as previsões de chuva e nível do Rio Itajaí-Açu para as próximas horas. Segundo dados da Defesa Civil, o rio deve chegar a 7,50m às 22h e pode passar de pouco mais de 8m durante a madrugada desta sexta-feira, dia 22.

Durante a coletiva a prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar, e o secretário de Defesa Civil de Blumenau, coronel Carlos Olimpio Menestrina, destacaram a disponibilização de dois abrigos, um localizado na Paróquia Luterana da Velha (no Morro da Cia), no bairro Velha, e outro na Paróquia Santo Antônio, no bairro Garcia. Os espaços poderão ser ativados caso hajam famílias desabrigadas.

Desde o último domingo, dia 17, a Defesa Civil de Blumenau registrou 145 ocorrências por conta das chuvas. Destas, 90 foram deslizamentos, 18 quedas de árvores, 31 análises de risco e seis alagamentos. As equipes Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e os agentes da Secretaria de Defesa Civil estão acompanhando as ocorrências.

Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelo telefone 199. Os avisos e informes meteorológicos são enviados pelo aplicativo do AlertaBlu, pelo site do AlertaBlu, pelas redes sociais da Defesa Civil e da Prefeitura de Blumenau O aplicativo AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS.

Situação de Emergência
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa Civil está avaliando se Blumenau vai precisar decretar situação de emergência, com objetivo de conseguir recursos junto ao Governo Federal para custear os estragos causados pelas chuvas no município.

Sobre o Grac
O Grac é formado por diversos órgãos que atuam diretamente em situações de desastres naturais. Entre os integrantes estão representantes da Defesa Civil, Polícia Militar, Exército, Bombeiros, Samu, Guarda Municipal de Trânsito, rádio-operadores e secretarias municipais. O grupo se reúne periodicamente para discutir ações de prevenção e como agir antes, durante e depois de situações de risco.

Assessor de Comunicação: João Vitor Korc

  • Foto: Divulgação