Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Prefeito Mário Hildebrandt reforça medidas de enfrentamento à Covid-19 em Blumenau

Entre as ações estão o cancelamento da Sommerfest e mudanças no sistema de vacinação. Na tarde desta quarta-feira, 5, o prefeito Mário Hildebrandt e a vice-prefeita Maria Regina Soar se reuniram com representantes da Secretaria de Promoção da Saúde para definir ações de reforço no enfrentamento à pandemia de Covid-19. O secretário de Turismo e […]

Publicado em 05/01/2022 às 06:38


Entre as ações estão o cancelamento da Sommerfest e mudanças no sistema de vacinação.

Na tarde desta quarta-feira, 5, o prefeito Mário Hildebrandt e a vice-prefeita Maria Regina Soar se reuniram com representantes da Secretaria de Promoção da Saúde para definir ações de reforço no enfrentamento à pandemia de Covid-19. O secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel também participou do encontro, discutindo a realização da Sommerfest 2022.

Entre as definições, Hildebrandt cancelou oficialmente as férias previstas para o prefeito na próxima semana, dia 17. A vice-prefeita, Maria Regina, que estava de férias desde o dia 03 de janeiro, também foi convocada para retornar a função na data de hoje, dia 05. Além disso, o prefeito solicitou à equipe da saúde que os servidores da pasta que estão em férias também tenham o recesso suspenso e retornem aos postos de trabalho, ampliando o atendimento à população.

Outra orientação foi em relação à reestruturação dos leitos de UTI nos Hospitais da cidade. A meta é garantir que todos os leitos disponíveis estejam ativados e em condições de atender os pacientes em caso de aumento da demanda.

O prefeito destaca ainda as medidas para garantir a vacinação e a testagem. “Seguimos monitorando e discutindo diariamente os números de vacinação e testes da Covid-19. Nosso objetivo, como sempre, é priorizar vidas e, para isso, precisamos garantir o maior número possível de pessoas testadas e imunizadas. Desta forma, vamos traçando novas estratégias, entre elas o reforço na testagem e a ampliação das estruturas de vacinação”, explica Hildebrandt.

Testagem será estendida a assintomáticos
A novidade discutida durante a reunião foi a ampliação da testagem para pacientes que não apresentam sintomas da Covid-19. A idéia é fazer uma mostra para identificar pacientes contaminados, mas que não identificaram indícios de Coronavírus. A testagem está prevista para acontecer nos Terminais Fonte e Aterro, a partir da próxima semana. Os moldes para testagem ainda serão definidos.
   
Ampliação da estrutura para aplicação da dose de reforço

A partir desta quinta-feira, dia 6, a Secretaria da Saúde fará uma nova ampliação no número de unidades que oferecerão a dose de reforço contra a Covid-19. As unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) Walter Reiter, na Velha, e Hasso Müller, no Tribess, se juntarão a outras 12 ESFs e aos sete Ambulatórios Gerais (AGs) para aplicar a terceira dose.

As salas de vacina das 14 unidades de Estratégia Saúde da Família vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, com breve pausa no período do almoço. Já os sete AGs estão realizando a aplicação do reforço em dias úteis em horário estendido, das 8h às 20h, com distribuição de senhas até 19h.

Lista de ESFs que aplicarão a dose de reforço:

1) ESF Armando Odebrecht I (Rua Professor Jacob Ineichen, 50 – Itoupavazinha);

2) ESF Geraldo Schmidt Sobrinho I (Rua Johann Saschse, 2.602 – Salto do Norte);

3) ESF Tereza Lezscowitz I (Rua Felipe Bauler, 2.155 – Itoupavazinha);

4) ESF Glodoaldo Lino de Amorim II (Rua Araranguá, 728 – Ribeirão Fresco);

5) ESF Augusto Cesar Viana I (Rua General Osório, 2.677 –  Água Verde);

6) ESF Jovino Inácio Cardoso I (Rua Maria Popoer, s/nº – Água Verde);

7) ESF Ângelo de Caetano I (Rua Godofredo Rangel, 100 – Fidélis);

8) ESF Gustavo Tribess I (Rua Hermann Tribess, 1.975 – Tribess);

9) ESF Gustavo Haase (Rua Santa Maria, 2.056 – Progresso);

10) ESF Maria S. Baumgartner I (Rua da Glória, 1.993 – Glória);

11) ESF Martin Volles I (Rua Franz Volles, s/nº – Itoupava Central);

12) ESF Arão Rebello I (Rua Franz Muller, 1.950 – Velha Grande);

13) ESF Walter Reiter (Rua Guilherme Poerner, 1280 – Velha)

14) ESF Hasso Müller (Rua Hermann Tribess, 457 – Tribess).

Agendamento para a dose de reforço

Durante a reunião, o prefeito Mário Hildebrandt e a vice-prefeita Maria Regina Soar solicitaram aos gestores da Secretaria da Saúde que sejam empregados todos os esforços para a reativação do sistema de agendamento exclusivamente para a dose de reforço.

A intenção é que a abertura das agendas ocorra a partir do final da tarde desta quinta-feira, contudo o procedimento depende de aspectos técnicos. Importante destacar que durante toda a quinta-feira a aplicação da terceira dose ocorrerá por demanda livre nas 14 ESFs listadas acima e nos sete AGs.

A aplicação da primeira e segunda dose não sofrerá nenhum tipo de alteração, ou seja, continuará sendo feita sem necessidade de agendamento prévio.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Foto: Karolina Bonin