Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Pré-estreia nacional do espetáculo James Joyce – Um Retrato do Artista ocorre em Blumenau, no dia 18 de abril.

A peça, com criação, direção e atuação de Antonio Quinet e Regina Miranda, será apresentada no Teatro Carlos Gomes, às 20h, e os ingressos já estão à venda no Blueticket. Teatro, psicanálise, devaneios, sonhos e realidade. No dia 18 de abril, Blumenau recebe a pré-estreia nacional do espetáculo James Joyce – Um Retrato do Artista. A peça será apresentada […]

Publicado em 17/02/2020 às 04:10


Imagem: Divulgação.

A peça, com criação, direção e atuação de Antonio Quinet e Regina Miranda, será apresentada no Teatro Carlos Gomes, às 20h, e os ingressos já estão à venda no Blueticket.

Teatro, psicanálise, devaneios, sonhos e realidade. No dia 18 de abril, Blumenau recebe a pré-estreia nacional do espetáculo James Joyce – Um Retrato do Artista. A peça será apresentada no Teatro Carlos Gomes, às 20h, e os ingressos já estão à venda pelo https://site.blueticket.com.br/evento/27885, na bilheteria do Teatro e em pontos de venda da Blueticket nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema, Jaraguá do Sul, Tijucas, Joinville e Rio do Sul. Psicanalista renomado, dramaturgo e também ator, Antonio Quinet, em parceria com a coreógrafa, diretora de teatro, bailarina, atriz e parceira de trabalho de longa data, Regina Miranda, se uniram para criar, atuar e dirigir juntos o espetáculo baseado na obra autobiográfica de James Joyce, um retrato do escritor que revolucionou a literatura e a própria língua inglesa. A montagem dá ênfase à trajetória do menino que, em conflito com os colegas, com os pais e consigo mesmo, inadaptado e sem lugar, se descobre artista: poeta e escritor. O espetáculo é uma promoção do Espace Analytique Blumenau e realização da Cia Inconsciente Em Cena.

Na peça há dois atores em cena: um ator que representa Stephan Dedalus (alter ego de James Joyce) e uma atriz que intercala diversos papéis: a mãe, a Irlanda (seu país natal), a namorada, colegas de escola, padres e, mais do que tudo, representa a língua inglesa. Esta acompanha seu monólogo interior, devaneios, sonhos e fantasias, colocando em cena (em inglês) o Inconsciente do protagonista a céu aberto. “Os monólogos com o eco da língua inglesa se intercalam com os diálogos dos personagens que, como num filme, desfilam em sua vida criticando-o e até mesmo espancando-o e tentando tirá-lo de seu caminho rumo à arte e à autonomia. Acompanhamos assim o desenvolvimento do menino atormentado cheio de dúvidas até seu desabrochar como jovem artista com a certeza de sua escolha. Stephen Dedalus, o protagonista de Um Retrato do Artista quando jovem, segundo o psicanalista Jacques Lacan, é o próprio Joyce decifrando o seu enigma. Eis o que pretendemos colocar em cena”, explica o diretor e ator Antonio Quinet.

“O fluxo contínuo da escrita de Joyce aproxima a sua narrativa da “associação livre” que é o método que Freud inventou para o tratamento psicanalítico. Trazer esse método para os palcos dando-lhe um tratamento cênico, musical e performático visa levar ao público o funcionamento psíquico descoberto pela psicanálise e uma leitura mais poética da realidade. Joyce não é apenas um escritor extremamente fundamental na literatura, ele é um paradigma daquele que fez da arte a sua cura. Eis mais uma justificativa para apresentarmos esta montagem inédita ao público instruídos pela psicanálise”, conclui Quinet.

CIA INCONSCIENTE EM CENA
Fundada em 2007 por Antonio Quinet, a Cia Inconsciente em Cena cria e apresenta espetáculos baseados em pesquisas sobre a relação do teatro com a psicanálise junto ao Mestrado de Psicanálise, Saúde e Sociedade da UVA, com o objetivo de transmitir a psicanálise por meio do teatro. Através da arte a Cia. leva as descobertas da psicanálise de forma inovadora ao público, contribuindo com a produção cultural brasileira e com a formação de profissionais envolvidos com as questões contemporâneas da sociedade. Os principais trabalhos da Cia, todos publicados em formato de livros e uma em DVD:  Hilda e Freud; O ato – variações freudianas 2; Variações freudianas 1 – o sintoma; Abram-se os histéricos; Óidipous, filho de Laios; Artorquato e X, Y e S – o teatro íntimo de Strindberg.

SERVIÇO
Pré-estreia nacional do Espetáculo James Joyce – Um Retrato do Artista
Dia 18 de abril, às 20h
No Auditório Heinz Geyer, Teatro Carlos Gomes (R. XV de Novembro, 1181, Centro, Blumenau/SC)
Ingressos de R$ 44,80 a R$ 134,40, à venda pelo https://site.blueticket.com.br/evento/27885, na bilheteria do Teatro e em pontos de venda da Blueticket nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema, Jaraguá do Sul, Tijucas, Joinville e Rio do Sul.
Duração: 80 minutos
Classificação Etária: 16 anos
Produção local: Mono Produções Culturais
Promoção: Espace Analytique Blumenau
Realização: Cia Inconsciente Em Cena

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO
Direção/Criação: Antonio Quinet e Regina Miranda 
Elenco: Antonio Quinet e Regina Miranda 
Projeção: Elvina Maciel Lessa 
Instalação cenográfica: Bia Junqueira 
Iluminação: Fernanda Mantovani 
Figurino: Luiza Marcier 
Produtor: Executivo André Roman 
Realização: Cia Inconsciente Em Cena

Imagem: Divulgação.