Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

PAR apresenta adesão de somente 50% dos alunos inscritos.

O Programa de Atendimento Recreativo foi criado para absorver a demanda decorrente do período de férias escolares. A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realiza o Programa de Atendimento Recreativo (PAR), destinado para crianças de zero a três anos, matriculadas e com frequência nos Centros de Educação Infantil no ano de 2019, […]

Publicado em 31/01/2020 às 04:09


Foto: Marcelo Martins.

O Programa de Atendimento Recreativo foi criado para absorver a demanda decorrente do período de férias escolares.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), realiza o Programa de Atendimento Recreativo (PAR), destinado para crianças de zero a três anos, matriculadas e com frequência nos Centros de Educação Infantil no ano de 2019, como uma opção aos pais que não têm onde deixar os filhos no período de férias escolares. De acordo com os dados apresentados pela Semed, dos 4.097 inscritos no PAR, uma média de duas mil crianças, por dia, frequentaram o projeto durante a primeira semana.

O não comparecimento das crianças no PAR prejudica todo o planejamento das instituições de ensino, que organizam uma estrutura específica, com propostas planejadas e desenvolvidas pelos profissionais para proporcionar experiências de acordo com a quantidade de inscritos. Além disso, a Prefeitura contratou 546 professores ACTs para atender as mais de 4 mil crianças. No entanto, de acordo com a adesão de aproximadamente 50%, a metade deste número já seria suficiente.

Segundo a secretária de Educação, Patricia Lueders, o período de férias escolares é um momento que deve ser aproveitado para estimular o convívio das famílias, estreitando os laços e criando momentos de lazer e troca de experiências. Entretanto, nem todos conseguem usufruir deste período. “Entendemos que alguns pais não tem esta possibilidade, por isso o Programa de Atendimento Recreativo é tão importante para as famílias”, defende Patricia.

“Estamos num notável processo de mudança de cultura, onde as famílias estão valorizando os momentos em que podem passar mais tempo com os seus, o que é primordial para todos, principalmente para as crianças. É importante dar um tempo na rotina do ano, fazer com que a criança aprenda a diferenciar as férias do período do ano letivo”, finaliza a Secretária.

O PAR teve início dia 20 e segue até sexta-feira, dia 31. Na próxima quinta-feira, dia 06, inicia o ano letivo em Blumenau, com o retorno de todas as instituições de ensino.

Fonte: Prefeitura de Blumenau.
Foto: Marcelo Martins.