Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

PÃO DE CERVEJA GANHA VERSÃO ESPECIAL HISTÓRICA.

Padaria resgata a história da cerveja e lança o Pão Artesanal feito com a Fermentação de Cerveja. Pão Artesanal com Fermentação Natural de Cerveja. Em tempos que se falam tanto sobre ideias e parcerias colaborativas, a Portus Padaria Artesanal e a Balbúrdia Cervejeira se uniram para trazer uma novidade para a cidade, o Pão Artesanal […]

Publicado em 12/03/2020 às 08:10


Padaria resgata a história da cerveja e lança o Pão Artesanal feito com a Fermentação de Cerveja.

Pão Artesanal com Fermentação Natural de Cerveja. Em tempos que se falam tanto sobre ideias e parcerias colaborativas, a Portus Padaria Artesanal e a Balbúrdia Cervejeira se uniram para trazer uma novidade para a cidade, o Pão Artesanal de Fermentação Natural de Cerveja, que será apresentado ao público nos próximos dias em Blumenau, onde acontece o Festival Brasileiro da Cerveja.

Pão e Cerveja têm história – e ela começou há quase 10 mil anos, quando por acidente descobriu-se que a fermentação espontânea de cereais da própria massa de pão exposta à água, daria origem à uma das bebidas mais apreciadas no mundo.

E para resgatar esta origem, o Chef Junior Ventura que com a experiência em mais de 20 anos de Panificação especialmente desenvolvida em países da Europa, vem cultivando a levedura da Cerveja, que dará origem ao novo Pão de Cerveja e Malte, agora ainda mais único e especial.

O fermento natural de cerveja utilizado vem do projeto colaborativo em parceria com a Balbúrdia de Blumenau, que fornece a levedura utilizada na produção da sua cerveja artesanal. O resultado não poderia ser outro: trazer ainda mais sabor ao Pão – produto indispensável na mesa das famílias.

A cerveja escolhida para compor a receita é uma Sweet Stout, produzida com maltes torrados e que apresentam notas de chocolate meio amargo, café e uvas passas. Tem baixo amargor e dulçor moderado,

Destaca-se também o produto por ser feito de forma totalmente artesanal, sem nenhum tipo de aditivos químicos, conservantes, açucares, leite ou ovos, é sobretudo mais saudável. A Nutricionista Joseana Schwab destaca ainda que este processo traz outras benesses. “Este tipo de pão é também fonte de fibras e além de ser livre de gorduras tans e conservantes, tem ainda outros benefícios, já que o malte por exemplo, auxilia na regulação da pressão arterial por ser rico em potássio”, complementa.

É na versatilidade que o produto que se destaca para o dia a dia. O “Pão de Verdade” como o Chef Junior costuma chamar, tem sabor único. “O Pão de Cerveja não precisa ser apenas pensado para se apreciar com cerveja ou para ocasiões especiais. Faz-se deliciosas combinações com manteiga, defumados e até geleias”, destaca.

E em terra de cerveja, esta combinação deu muito certo. “Dizem que um pedaço de pão carrega o trigo que poderia ter sido uma cerveja. A gente não pensa exatamente assim. Por isso a Portus e a Balbúrdia se uniram para fazer um Pão de Cerveja Artesanal de verdade, criando uma nova versão para esta história”, ressalta Fernando Lapolli, sócio da Balbúdia.

O Pão de Cerveja poderá ser encontrado nas lojas da Portus Padaria Artesanal e também na Balbúrdia Cervejeira.

Sobre a Portus Padaria Artesanal       


A primeira Padaria Artesanal e Confeitaria Europeia de Blumenau abriu suas portas em 2018. Especializada em Pães Artesanais de Fermentação Natural, livres de química e conservantes, foi pioneira no segmento na cidade. Comandada pelo Chef Junior Ventura, tem na Doçaria Portuguesa a alma da Portus, mas também destaca produtos de origem francesa, alemã, italiana, por exemplo. Atualmente conta com três lojas: a matriz no bairro Vila Nova, a primeira filial no Neumarkt Shopping e a mais recente unidade em Balneário Camboriú.

Sobre a Balbúrdia Cervejeira

Com uma trajetória recente mas já consolidada, a Balbúrdia apresenta uma cervejaria artesanal, independente e brasileira, que apoia e compartilha as manifestações de arte, criatividade e diversidade. No bar da marca, a cerveja é ao estilo “on tap”, com mais de 30 torneiras disponíveis. Eles acabaram de ser eleitos o 2º Melhor BrewPub do Brasil, pelo Concurso Brasileiro de Cervejas de 2020. O espaço está localizado na Rua Antonio da Veiga, 464, em Blumenau.

Fotos: Divulgação.