Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Painel na Ampe encerra Semana Municipal de Conscientização Política.

A “Semana Municipal de Conscientização Política”, realizada pela Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller, encerrou, na noite desta quinta-feira (8), com o Painel de Conscientização Política intitulado “A atuação do cidadão no sistema democrático brasileiro”. O evento, que aconteceu no auditório da Ampe, contou com as presenças de […]

Publicado em 09/08/2019 às 01:27


Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB
Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB
Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB

A “Semana Municipal de Conscientização Política”, realizada pela Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller, encerrou, na noite desta quinta-feira (8), com o Painel de Conscientização Política intitulado “A atuação do cidadão no sistema democrático brasileiro”. O evento, que aconteceu no auditório da Ampe, contou com as presenças de autoridades municipais, professores, representantes de instituições e associações do município.

Os participantes do painel foram: Representando o Poder Judiciário, juíza de Direito da 1ª vara cível da Comarca de Blumenau, Dra. Quitéria Tamanini; representando o Legislativo municipal, vereador Almir Vieira; representando a comunidade, Osni Bähr, da Associação dos Consegs em Blumenau (A-Conseg Blu) e representando a imprensa, o comunicador Alexandre José Piaz.

O mediador, o gestor público Zamir Kennedy Hoshi Teixeira, iniciou apresentando um pouco sobre o sistema democrático brasileiro. “Hoje, nós começamos a perceber que não basta ter o voto da maioria, você precisa ouvir também a minoria e com isso você aprender a governar de uma forma mais homogênea e harmônica na sociedade. Todo o cidadão que tiver a ciência de saber que a sua defesa e que a sua ideologia e que basta você ouvir o que o outro tem a dizer isso vai melhorar muito o debate entre as pessoas”.

Logo após, ele chamou os participantes do painel, que responderam perguntas feitas por ele e ressaltaram a importância do debate sobre política. O parlamentar Almir Vieira (PP) destacou que a semana pôde contemplar um público diverso, desde os jovens até as mulheres. Apontou que foi uma honra poder participar deste painel. “Eu tenho certeza que esta semana serviu como conscientização e quem prestigiou passou a entender um pouco mais sobre a política”, disse, sugerindo que este trabalho possa ser ampliado e levado para as escolas, empresas e instituições.

A juíza de Direito da 1ª vara cível da Comarca de Blumenau, Dra. Quitéria Tamanini, destacou que eventos como este permitem que o debate e o diálogo sejam retomados. “A política deve ser interpretada como o ato de analisar a gestão da cidade, do Estado e do país onde vivemos e toda a população precisa estar constantemente observando o que se passa, analisando criticamente o que se passa e na medida do possível contribuindo com sugestões. A participação da comunidade é permitida sob vários aspectos e tudo isso pode ser retomado dando importância a temas como esses que estão sendo debatidos nesta semana”.  

O comunicador Alexandre José Piaz apontou que com os acontecimentos políticos dos últimos anos, a população vem perdendo a credibilidade na política e na classe política. “Mas a participação da população, a exigência dela é o que precisa para melhorar o país. As pessoas têm obrigação de participar da política e de escolher bem os seus representantes e para isso deve-se analisar o histórico e o currículo dos candidatos, pois são eles que vão representar a sociedade. Um país melhor depende do voto de cada um e, por isso, a importância desta consciência”.

Osni Bähr, representante da Associação dos Consegs em Blumenau (A-Conseg Blu), apontou que se faz política no dia a dia a todo momento. Disse que esta semana de conscientização foi interessante para levantar assuntos da política e trazer mais clareza quanto a estas questões, porque a comunidade ainda está distante disso. “É necessário que a comunidade se envolva, afinal de contas a democracia é de todos. O poder emana do povo e tem que ser exercido em nome do povo”, destacou, assinalando a necessidade de a população também interagir ainda mais nas redes sociais, mas principalmente saber discernir entre as notícias verdadeiras e falsas neste meio virtual.   

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da TV Legislativa de Blumenau
Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB