Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Ovo gigante de Romero Britto começa a ser montado para a Osterfest, em Pomerode. Protótipo da obra já foi entregue pelo artista à equipe responsável

O ovo gigante da 12ª Osterfest já começou a ser montado, em Pomerode. Nesta quinta-feira, 9, dois guindastes transportaram a estrutura para a tenda onde será preparada. Em 2019, o ovo de Páscoa foi reconhecido como o maior do mundo pelo Guinness World Records. Neste ano, a atração exibirá o traço de Romero Britto, um […]

Publicado em 13/01/2020 às 10:41


Fotos: João Siqueira/Associação Visite Pomerode

O ovo gigante da 12ª Osterfest já começou a ser montado, em Pomerode. Nesta quinta-feira, 9, dois guindastes transportaram a estrutura para a tenda onde será preparada. Em 2019, o ovo de Páscoa foi reconhecido como o maior do mundo pelo Guinness World Records.

Neste ano, a atração exibirá o traço de Romero Britto, um dos mais populares artistas plásticos brasileiros. Romero já enviou o protótipo à equipe responsável pela ampliação da obra de arte, processo semelhante ao que ocorreu em 2019, quando a artista Silvana Pujol caracterizou o ovo. Ele doou o desenho a Pomerode como um estímulo à preservação das tradições dos imigrantes presentes na Osterfest.

A organização mantém o desenho sob sigilo. O ovo de Romero Britto só será conhecido às vésperas do evento, marcado para 12 de março a 12 de abril. Até lá, o artista plástico e escultor João Siqueira e outras sete pessoas vão trabalhar ocultos sob uma tenda posicionada nos fundos do Centro Cultural de Pomerode, sede da Osterfest.

“É um prazer imenso ter sido escolhido para fazer esse trabalho com o Romero Britto. Como minha arte está muito relacionada ao turismo, fiz questão de participar mais uma vez”, comemora.

A montagem

O ovo de 2020 terá os mesmos 15,02 metros de altura e 8,72 metros de diâmetro. Nesta sexta-feira, começa o trabalho de ajuste nas ferragens da estrutura. Em seguida, será aplicado um novo forro, com tecido especial para receber a tinta-base e, por último, o desenho e as cores de Romero Britto.

Quando tudo estiver pronto, guindastes retornarão ao Centro Cultural para posicionar o ovo na entrada da Osterfest, onde permanecerá exposto aos visitantes.

Osterfest

A Páscoa mais alemã do Brasil reuniu cerca de 250 mil pessoas em 2019 e consolidou-se como um dos principais eventos do calendário turístico catarinense. Além do ovo gigante, a Osterfest conta com uma enorme árvore de Páscoa (Osterbaum) feita com casquinhas naturais, reconhecida em 2017 pelo Guinness World Records como a maior do mundo. São cerca de 100 mil casquinhas coloridas, que estão sendo pintadas desde o ano passado.
Em 2020, a Osterbaum terá cinco cores e será montada de uma maneira diferente. Ao invés de misturadas, as casquinhas serão organizadas de acordo com a coloração. Assim, o visual da árvore mudará conforme o ângulo de observação. As tintas foram doadas pela Kröten Ecotintas.
Outras empresas da região já confirmaram parcerias importantes para a 12ª Osterfest: Kyly, Fazzenda Park Hotel, Mueller Eletrodomésticos, Nugali Chocolates, Ipel e Opa Bier.
Entre as atrações da festa ainda há oficinas para crianças, recreação, Feira de Páscoa, casas de bolachas e chocolates, danças folclóricas, praça de alimentação e competições típicas. A entrada da Osterfest é gratuita.

Serviço 12ª Osterfest
Quando: 12 de março a 12 de abril. As atrações funcionam de quinta a domingo, das 10h às 20h. A visitação é livre nos demais dias.
Onde: Centro Cultural Pomerode, Rua Hermann Weege, 111, Centro.
Quanto: Entrada gratuita.