Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Os Fagundes farão show no Plaza Caldas da Imperatriz no dia 18 de Setembro dentro dos festejos da Semana Farroupilha.

Os Fagundes vão realizar um show especial na noite do dia 18 de setembro no Plaza Caldas da Imperatriz Resort &SPA em Santo Amaro da Imperatriz, a 40 quilômetros de Florianópolis. A data servirá para comemorar a Semana Farroupilha e terá músicas do tradicionalismo gaúcho e contará com os irmãos Ernesto, Neto e Paulinho Fagundes, […]

Publicado em 03/09/2019 às 11:14


Foto Divulgação.

Os Fagundes vão realizar um show especial na noite do dia 18 de setembro no Plaza Caldas da Imperatriz Resort &SPA em Santo Amaro da Imperatriz, a 40 quilômetros de Florianópolis. A data servirá para comemorar a Semana Farroupilha e terá músicas do tradicionalismo gaúcho e contará com os irmãos Ernesto, Neto e Paulinho Fagundes, que dividem o palco em uma homenagem especial ao pai, Bagre. Confira pelo 0800-70-75292 ou pelo site www.plazahoteis.com.br as ofertas para a promoção.Moradores da região poderão curtir o espetáculo, incluindo o jantar.

O que é

A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ela envolve praticamente toda a população do Estado, se não fisicamente nos locais organizados para festejos, participando das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou das indústrias.

A Semana Farroupilha é regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por um Decreto. Sua organização é feita em duas instâncias, a estadual com a definição de diretrizes gerais, escolha do tema básico e atividades que envolvem as distâncias públicas estaduais, e no nível local onde, na prática ocorrem os festejos as manifestações Culturais, artísticas e onde se realizam as mostras e os desfiles destacando-se o realizado a cavalo.

Em Porto Alegre, a Semana Farroupilha tem seu núcleo concentrado no Parque Maurício Sirotski Sobrinho e oferece uma intensa programação sócio, cívica e cultural, com constituição de um grande Acampamento Farroupilha que tem uma duração de quase 30 dias. Durante a Semana Farroupilha são relembrados os feitos dos Gaúchos no Decênio Heróico (1835-1845), através de palestras, espetáculos, lançamento de livros entre outras atividades. As comemorações da Revolução Farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais – relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.

A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-riograndenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

Foto Divulgação.