Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Oito homenagens são entregues em sessão solene na Câmara.

A Câmara de Blumenau realizou, na noite desta quinta-feira (31) no Plenário, sessão solene mensal de entrega de moções de louvor a duas empresas e a cinco pessoas. Na ocasião também foi entregue uma Comenda Municipal do Mérito Raul Clemente Pereira. O vereador Oldemar Becker (DEM) entregou moção de louvor à empresa Corrente da Vida […]

Publicado em 01/11/2019 às 03:29


Foto: Lucas Prudêncio.

A Câmara de Blumenau realizou, na noite desta quinta-feira (31) no Plenário, sessão solene mensal de entrega de moções de louvor a duas empresas e a cinco pessoas. Na ocasião também foi entregue uma Comenda Municipal do Mérito Raul Clemente Pereira.

O vereador Oldemar Becker (DEM) entregou moção de louvor à empresa Corrente da Vida pelos 15 anos de fundação. O parlamentar lembrou que a empresa de treinamentos foi idealizada para contribuir com a sociedade blumenauense, auxiliando as organizações através da formação de profissionais técnicos. “A empresa já ofereceu mais de sete mil treinamentos nas áreas de saúde e segurança”, assinalou. Ele apresentou um vídeo com depoimentos que reconheciam o trabalho da empresa e do fundador. Marcos Aurélio Batista recordou como a empresa foi fundada, quando precisou dar aulas para comprar medicamentos para a filha, que tinha um tumor cerebral. Dedicou a homenagem à falecida esposa e agradeceu a todos que o apoiaram na jornada.

Já o vereador Almir Vieira (PP) entregou moção de louvor a Cleusa Furtado Kratz pelos 10 anos de graduação em Pedagogia. Relatou a carreira da homenageada, que cursa a 5ª pós-graduação. “É uma pessoa que deixa exemplos para todos que um dia tiveram a oportunidade de conversar ou estar com ela em uma sala de aula”, reforçou. Exibiu um vídeo em que pessoas da comunidade reconheciam o trabalho desenvolvido por ela. Ao receber a moção, disse que ficou lisonjeada com a homenagem. “Estou há 30 anos na educação. Comecei como atendente de creche até chegar à função de professora universitária”, contou, lembrando de sua atuação na Cohab Santa Clara, onde desenvolveu vários projetos junto à associação de moradores. Contou ainda que foi eleita diretora EBM João Widemann para o próximo ano com 73% dos votos.

Outra moção entregue pelo vereador Almir Vieira foi à Milena Sens, pela conquista do título de Miss Santa Catarina no ano de 2019. Ele lembrou que a carreira da miss iniciou aos 13 anos, e destacou que a homenageada tem um jeito simples e cativante, além de ser simpática e inteligente. “Nós, blumenauenses e catarinenses, acreditamos em seu potencial, na sua beleza e em sua simpatia. Esperamos poder apresentar ao povo de Blumenau futuramente a Miss Brasil”, enfatizou. O vereador ainda apresentou um vídeo em que a família dava depoimentos sobre a miss. Ao receber a moção, ela reforçou que seu foco é cativar as pessoas com a simplicidade. “Tem sido um grande prazer representar a cidade de Blumenau, levando sua cultura e tradição para toda Santa Catarina. Espero trazer o título de Miss Brasil à nossa linda Blumenau”, assinalou.

A Empresa CSX Soluções foi homenageada pelo vereador Professor Gilson (PSD). O parlamentar destacou a forma como a empresa está prosperando nos últimos cinco anos na área de sistemas para hospitais e já atende tantos clientes em todo o estado. “Esse é um exemplo que quero apresentar aos jovens que querem empreender: em um ramo tão competitivo como é o da informática, esses empresários tiveram a coragem de acreditar que daria certo”, disse. O fundador da empresa, Cristiano Severino, agradeceu à Câmara e ao vereador pela homenagem especial. “Temos muito o que agradecer a todos que fazem e fizeram parte dessa história. Contribuir para o crescimento efetivo dos nossos clientes com soluções que façam a diferença e somem para o negócio é a principal missão da CSX”, apontou Cristiano.

O vereador Neto Topazio (PT) entregou moção de louvor à Mariza Ehalt Graciano pelos seus relevantes serviços prestados na área da educação em Blumenau. Ele recordou que a homenageada foi sua professora no ensino fundamental, e hoje é diretora da EBM Henrique Alfarth. “Ela faz um lindo trabalho com as crianças e adolescentes daquele educandário”, assinalou. Exibiu ainda um vídeo com depoimentos sobre a homenageada, acrescentando que a professora foi de grande importância para a formação de seu caráter. Ao receber a moção, Mariza contou que foi tomada por um grande orgulho quando soube que seu ex-aluno havia tomado posse como vereador de Blumenau. “É uma sensação de ter feito parte dessa história”, disse. Ela acrescentou que a homenagem que recebeu não é só para si, mas para todos que representa: os professores com quem aprendeu, os colegas de trabalho e a todos com quem esteve envolvida nos últimos 30 anos de carreira.

Ademar Rulenski recebeu moção de louvor por indicação do vereador Alexandre Matias (PSDB), pelos 45 nos dedicados ao esporte blumenauense, modalidade karatê. O vereador ressaltou que são 30 faixas-pretas formadas pelo homenageado, além de muitos outros atletas em outros níveis. Apresentou um vídeo com depoimentos sobre Ademar, parabenizando por todo o ensinamento repassado a tantos alunos. Ao receber a moção, Ademar Rulenski reconheceu o trabalho de outras pessoas que possibilitaram que a modalidade karatê fosse incluída na Associação Artex, onde atualmente trabalha, e que apoiaram seu trabalho. “Hoje é um dia muito especial, que nunca vou esquecer. Dia que a Câmara escolheu para essa homenagem reconhecendo meu modesto trabalho de instrutor. Sinto-me honrado e grato”, ressaltou.   

O vereador Jens Mantau (PSDB) prestou homenagem a Gilberto Correia por ser exemplo de superação, valorização da vida e dedicação ao esporte. O vereador relatou o histórico do homenageado, já aposentado, e que em 2014 perdeu a visão por conta de uma doença. “Essa situação fez ele entrar em uma depressão profunda, mas foi recebido pela Acevali e teve o primeiro contato com o tema da acessibilidade, quando despertou nele novamente a vontade de querer viver, e viver melhor”, recordou. Lembrou que Gilberto já participou de diversas corridas de rua e já ganhou 26 medalhas e 8 troféus na modalidade. Apresentou depoimentos sobre o homenageado e parabenizou-o pela forma como supera os desafios diariamente. Ao receber a moção, Gilberto disse que é uma grande honra ser reconhecido pela Câmara. Agradeceu à família, à Acevali, aos vereadores e àqueles que são seus “olhos” durante as corridas. “Meus olhos têm vários nomes e por isso essa homenagem não é só minha. Muitas pessoas me auxiliaram e ainda auxiliam para que hoje eu recebesse esse reconhecimento”.

Ainda durante a solenidade foi realizada a entrega da Comenda Municipal do Mérito Raul Clemente Pereira à Salete Sbardelatti, por indicação dos vereadores Jens Mantau, Alexandre Matias e Sylvio Zimmermann (PSDB). A comenda é conferida aos trabalhadores em reconhecimento às suas capacidades de iniciativa, pelos exemplos de coragem e mérito excepcional no interesse do Município, do Estado ou do Brasil, nas áreas sindicais, comunitárias e políticas. O vereador Jens Mantau disse que Salete tem uma identidade com todos os bairros da cidade, desenvolvendo atividades em diversos setores, atuando há 35 anos na área de comunicação e em outras frentes de trabalho, envolvendo por exemplo trabalhos comunitários, mulheres empreendedoras e segurança pública. Apresentou depoimentos de pessoas que reconheceram o trabalho comunitário desenvolvido por ela e agradeceu as horas de trabalho dedicadas à cidade.

Salete Sbardelatti agradeceu aos vereadores proponentes da Comenda e recordou os trabalhos comunitários que realizou junto com a personalidade que denomina a honraria. “Raul Clemente Pereira foi uma pessoa batalhadora com quem tive uma parceria de trabalho na Asaprev. Me identifiquei muito com ele por ser sempre uma pessoa forte, disposta, que angariava muitos parceiros de trabalho, e por isso fiquei muito feliz ao saber que receberia a comenda que leva o nome dele”, ressaltou.

A sessão solene será reprisada pela TV Legislativa neste sábado, 2 de novembro, às 21h15, no canal 14 da Net. Também ficará disponível no site da Câmara.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB.
Fotos: Lucas Prudêncio.