Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br

    O CVV (Centro de Valorização da Vida) prepara a 15ª SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA de 09 a 13 de maio.

    CVV atende 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados, prestando apoio emocional a quem quer e precisa conversar, sob total sigilo. Em Blumenau, o CVV funciona desde outubro de 1985. Portanto, há 31 anos. O atendimento é feito 24 horas por dia pelos telefones 141 (utilidade pública) e (47) 3329-4111; pessoalmente (das 7h às 19h); por carta; e-mail; voip e chat, no site www.cvv.org.br. O posto de Blumenau está localizado na Rua Professor Luiz Schwartz, 169, transversal da Rua Humberto de Campos, entre o terminal de ônibus da Proeb e a Vila Germânica. Os 42 voluntários realizam mensalmente, em media, 1,2 mil atendimentos.

    Publicado em 02/05/2016 às 07:28


    O CVV (Centro de Valorização da Vida) prepara a 15ª SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA de 09 a 13 de maio.

    Nesta quinta-feira dia 05 de maio será Lançamento para a Imprensa a 15ª SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA e divulgação da programação. “Os eventos realizados nessa semana têm como objetivo promover a reflexão e a conscientização a respeito da valorização da vida, Lei Estadual 14.884, de 22/10/2009 e Municipal 7.757, de 04/06/2012”, informa o coordenador do posto de Blumenau, Nisael dos Santos.

    cvv 2016

    Valorizando a vida

     CVV atende 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados, prestando apoio emocional a quem quer e precisa conversar, sob total sigilo.

    A história do CVV (Centro de Valorização da Vida) no Brasil começou em 1962, com a abertura do primeiro posto em São Paulo. De lá pra cá, são 54 anos prestando serviço voluntário e gratuito de apoio emocional as pessoas que querem e precisam conversar sobre suas dores, descobertas, dificuldades e alegrias.

    Em Blumenau, o CVV funciona desde outubro de 1985. Portanto, há 31 anos. O atendimento é feito 24 horas por dia pelos telefones 141 (utilidade pública) e (47) 3329-4111; pessoalmente (das 7h às 19h); por carta; e-mail; voip e chat, no site www.cvv.org.br.

    O posto de Blumenau está localizado na Rua Professor Luiz Schwartz, 169, transversal da Rua Humberto de Campos, entre o terminal de ônibus da Proeb e a Vila Germânica. Os 42 voluntários realizam mensalmente, em media, 1,2 mil atendimentos.

    O Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973, é a mantenedora e responsável pelo Programa CVV de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, desenvolvido pelos postos em todo o Brasil.

    É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org) entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.

    Hoje, existem postos do CVV em quase todas as capitais e em diversas cidades. São aproximadamente 70 postos e 2 mil voluntários que se revezam em plantões de quatro horas e meia por semana, inclusive aos domingos e feriados.

    A instituição é mantida com contribuições dos próprios voluntários e por doações feitas por pessoas e setores da sociedade que reconhecem a importância do trabalho. Atualmente, o CVV é um dos serviços mais procurados do país, com uma média superior a um milhão de ligações por ano.

     

    Atendimento

    O trabalho do CVV consiste no diálogo compreensivo buscando oferecer apoio emocional. A missão do voluntário é compreender a pessoa que procura o posto, dessa forma, valorizando sua vida. O atendimento é sigiloso, de privacidade total e anonimato. Ocorre em clima de profundo respeito e confiança.

    Os voluntários são pessoas maiores de 18 anos com aptidão para o serviço que passam por curso teórico e prático, gratuito, oferecido pelo posto. É ministrado periodicamente com prévia divulgação na comunidade.

    O voluntário acredita no valor da vida e está disposto a conversar com outras pessoas em seus momentos de vulnerabilidade emocional.

     

    Dados:

    Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), aproximadamente 3 mil pessoas cometem suicídio todos no mundo. Nos últimos 50 anos, a ocorrência aumentou 60%, sendo, atualmente, uma das principais causas de morte entre os jovens e adultos de 15 a 34 anos, embora a maioria dos casos ocorra entre as pessoas com mais de 60 anos.

    Além da OMS (Organização Mundial da Saúde), também a AIPS (Associação Internacional para Prevenção do Suicido) reconhece a importância de programas como o do CVV na prevenção do suicídio. No Brasil, outras iniciativas foram criadas, inclusive pelo Ministério da Saúde.

     

    Acesse:

    https://twitter.com/cvv141oficial

    http://www.facebook.com/cvv141

    http://cvv141.blogspot.com.br/

    www.contecomigo.org.br

    www.amigosdozippy.org.br