Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Números Covid Blumenau

Blumenau registra terceiro óbito por Covid-19Blumenau registrou neste domingo, dia 10, o terceiro óbito por Coronavírus (Covid-19) no município. A vítima era um homem de 83 anos, que estava internado há mais de 30 dias em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na última semana, nos dias 05 e 07, a cidade já havia registrado outras […]

Publicado em 11/05/2020 às 09:02


Foto: #BlogdoJaime

Blumenau registra terceiro óbito por Covid-19
Blumenau registrou neste domingo, dia 10, o terceiro óbito por Coronavírus (Covid-19) no município. A vítima era um homem de 83 anos, que estava internado há mais de 30 dias em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na última semana, nos dias 05 e 07, a cidade já havia registrado outras duas vítimas fatais por Covid-19. Com esses três óbitos, Blumenau soma neste domingo, dia 10, trezentos e quarenta e três (343) casos confirmados de Coronavírus. 
Entre os casos positivos, cento e setenta (170) pacientes estão em tratamento. Destes, cento e sessenta e cinco (165) encontram-se em com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros cinco (05) pacientes encontra-se hospitalizados, com dois (02) casos em UTI e três (03) em enfermaria. 
Além disso, cento e setenta (170) casos que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, são contabilizados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel. 

Secretaria de Educação entrega mais cinco mil Kits Alimentação Escolar 
A partir desta segunda-feira, dia 11, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), entrega mais 4.951 Kits Alimentação Escolar. Os quase 5 mil kits, que devem ser entregues até sexta-feira, dia 15, são destinados as crianças e adolescentes matriculadas na rede municipal e que realizaram cadastro prévio para receber os alimentos. Até o momento, mais de 6 mil kits já foram distribuídos e o objetivo é disponibilizar, até o dia 22 de maio, os alimentos para os cerca de 13 mil alunos que se cadastraram. Os kits contêm alimentos provenientes da agricultura familiar e base seca, além de máscara para proteção contra o Covid-19.
Confira as unidades beneficiadas nesta segunda-feira, dia 11:
CEI Antônio José Curtipassi;
CEI Brandina Büerger;
CEI Dario Joao Vieira;
CEI Ingo Wolfgang Hering;
CEI Luiz Vargas;
CEI Paulo Tallmann;
CEI Pedro Krauss;
CEI Profª Martinha Regis Moretto;
CEI Profª Teresa Raquel S. de Araujo;
EBM Pastor Faulhaber;
EBM Profª Alice Thiele;
EBM Vidal Ramos.

Vacinação contra Influenza segue com agendamento disponível
A terceira e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que inicia nesta segunda-feira, dia 11, segue com agendamento disponível até o dia 15 de maio. 
Além dos grupos que já estavam sendo vacinados desde o dia 23 de março, a nova agenda inclui professores, gestantes, puérperas de até 45 dias, pessoas com deficiência, adultos de 55 a 59 anos e crianças de seis meses a menores de seis anos.
A estratégia de agendamento online vem sendo utilizada desde o início da campanha, em decorrência da pandemia do Coronavírus, a fim de evitar aglomerações nas unidades de saúde, o que poderia aumentar chance de transmissão da doença. Pessoas que fazem parte dos grupos prioritários podem acessar as agendas por meio do aplicativo Pronto Mobile, pelo link disponibilizado no site da Prefeitura ou ainda por contato telefônico com a sua unidade de saúde. O App Pronto Mobile pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS.

Ambulatório da Vila Germânica registra 47 atendimentos neste domingo 
Neste domingo, dia 10, 47 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Nenhum paciente precisou ser encaminhado para um dos hospitais da cidade, mas 29 pessoas realizaram a testagem. 
Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Ambulatórios Gerais realizam Atendimento Rápido Covid-19 
Desde a última semana, os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus contam também com um novo formato de atendimento, disponibilizado nos sete Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, o Atendimento Rápido Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica. Assim, todas as pessoas que estiverem com sintomas e suspeita de Coronavírus podem receber o atendimento rápido, em sua região e sem necessariamente ter contato com os pacientes que buscam outros atendimentos.
Confira os locais para o atendimento rápido:
Ambulatório Geral do Centro;
Ambulatório Geral do Garcia;
Ambulatório Geral da Escola Agrícola;
Ambulatório Geral da Velha;
Ambulatório Geral da Fortaleza;
Ambulatório Geral da Itoupava Central;
Ambulatório Geral do Badenfurt.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade também pode contar com atendimento virtual por meio do Alô Saúde Blumenau, em outros dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.