Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Núcleo de Cooperativas da ACIB promove a intercooperação em campanha de arrecadação de donativos

Durante todo o mês de julho as cooperativas integrantes do Núcleo de Cooperativas da Acib (Associação Empresarial de Blumenau) promovem uma série de ações para comemorar o “Dia Internacional do Cooperativismo”, celebrado anualmente no primeiro sábado de julho.   Entre elas, está a realização do “Dia C” – Dia de Cooperar, que é um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias realizadas por cooperativas. O […]

Publicado em 28/06/2021 às 08:54


Durante todo o mês de julho as cooperativas integrantes do Núcleo de Cooperativas da Acib (Associação Empresarial de Blumenau) promovem uma série de ações para comemorar o “Dia Internacional do Cooperativismo”, celebrado anualmente no primeiro sábado de julho.  

Entre elas, está a realização do “Dia C” – Dia de Cooperar, que é um grande movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias realizadas por cooperativas. O “Dia C” está atrelado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e neste ano de 2021 as cooperativas de Santa Catarina estão priorizando ações focadas no segundo ODS, que é a Fome Zero. Por isso, o destaque da ação do Núcleo é a campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza. Os donativos serão entregues a instituições sem fins lucrativos e ao Centro de Referência em Assistência Social de Blumenau. 

A campanha contará com vários pontos de coleta, além de conta para depósito. “Esta mobilização das dez cooperativas integrantes do Núcleo da Acib tem o objetivo de fortalecer ainda mais o cooperativismo, além de ajudar a comunidade”, aponta a coordenadora do Núcleo, Naiara Emerenciano Baron.  

Confira a forma de apoiar a ação: 

Depósito em conta: 

Unicred – Banco 136, Ag 1201, C/C 56543-1 

Viacredi – Banco 085, Agência 0101 Viacredi, C/C 1038939-3 / PIX – iniciativasdobem@viacredi.coop.br 

Pontos de coleta nas Unidades: 

Cooper

Sicoob Maxicredito

Sicredi

Transpocred

Unicred

Uniodonto

Viacredi

Sobre o Dia Internacional do Cooperativismo 

Para dar maior visibilidade às cooperativas, o Comitê Executivo da Aliança Cooperativa Internacional – ACI, em reunião realizada na cidade de Essen, na Alemanha, em outubro de 1922, instituiu como o dia Internacional do Cooperativismo no primeiro sábado do mês de julho. Assim sendo, o primeiro Dia Internacional do Cooperativismo foi celebrado em julho de 1923. A Organização das Nações Unidas – ONU, consciente da importância do cooperativismo no desenvolvimento econômico e social dos povos, decidiu, em 1994, instituir, igualmente, o Dia Internacional do Cooperativismo das Nações Unidas, no mesmo dia em que é celebrado pela Aliança Cooperativa Internacional. 

Sobre o “Dia C” 

O Dia de Cooperar nasceu em 2009 como um projeto inovador, realizado pelo Sistema Ocemg. O objetivo é desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias. Rapidamente a ideia ganhou a simpatia de diversas cooperativas, que passaram a apoiar e desenvolver, anualmente, as ações do Dia C. 

Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela ONU e que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo.  

Sobre o Núcleo de Cooperativas da Acib 

Criado em 2021, o núcleo de cooperativas da Acib tem como propósito fortalecer a imagem do cooperativismo, integrar e compartilhar boas práticas do cooperativismo e fomentar e disseminar a cultura do cooperativismo para a sociedade e as vantagens do sistema cooperativista. As cooperativas participantes do Núcleo são Ailos, Coohabit, Cooper, Sicoob Maxicredito, Sicredi Transpocred, Unicred , Uniodonto , Viacredi Saiba mais em http://www.acibblumenau.com.br/nucleos/cooperativas/39/